Carregando...

Aperfeiçoar nosso caráter

Avaliação:

Descrição: Uma lição introdutória sobre a importância de desenvolver um bom caráter moral.

Por Imam Mufti (© 2012 IslamReligion.com)

Publicado em 06 Dec 2019 - Última modificação em 25 Jun 2019

Impresso: 60 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 3,905 (média diária:: 2)


Objetivos

·Reconhecer que a construção do caráter está relacionada à crença e não baseada em slogans.

·Entender a relação entre os profetas de Allah e o bom caráter.

·Aprender o sentido de alguns ahadith do Profeta Muhammad sobre bom caráter.

·Identificar os três fundamentos do bom caráter.

Novos Termos

·Khuluq - Caráter ou disposição natural interior.

PerfectingOurCharacter.jpg

Vivemos em uma época em que o caráter está morto, onde a moralidade existe sem o bem ou o mal. A sociedade moderna reduziu principalmente a moralidade a máximas vazias: “Seja legal, siga as regras”, “Apenas diga não”, “Apenas faça”, “Faça a coisa certa”.

O caráter é formado em relação às convicções (crenças fortes) e a capacidade de sustentar essas convicções quando elas são contestadas. É isso que o Islam dá: diretrizes claras para reformar o caráter individual, restringindo, limitando, vinculando, ordenando e obrigando, e convencendo o crente.Ele fornece valores permanentes que reformam o caráter do indivíduo e, portanto, da sociedade. Até o termo árabe "khuluq" descreve o caráter de uma pessoa ou sua disposição interior natural. O Islam, se observado com a devida orientação, reforma o âmago da pessoa, okhuluq.”

O Islam vê o bom caráter como uma característica dos profetas de Allah que qualquer muçulmano gostaria de copiar em seu cotidiano. Allah elogiou o Profeta Muhammad por seu belo caráter moral. Allah, o Exaltado diz:

“E, por certo, és de magnífica moralidade.” (Alcorão 68:4)

O Profeta Muhammad disse: “Os crentes mais excelentes na fé são aqueles que têm bom caráter moral.” (Tabarani)

Um dos ensinamentos fundamentais do Islam é que esta vida terminará e será seguida por outra vida que será eterna. As pessoas serão julgadas e enviadas para o inferno ou paraíso. Uma maneira de serem julgadas é pela ponderação de suas ações ou pelas ações que realizaram nesta vida. Falando dessa realidade, o Profeta Muhammad disse: “A coisa mais pesada a ser colocada na balança do crente no Dia do Julgamento será o bom caráter, e Allah odeia a (pessoa que usa linguagem) abusiva e obscena.” (Tirmidhi)

O que motiva um muçulmano que se submeteu a Allah? O que move um crente que aceitou a "fé"? Naturalmente, é o que a pessoa afirma acreditar. Um muçulmano professa acreditar em Allah e no último dia, o dia em que a balança será ajustada para pesar as ações de todos. Usando a motivação mais poderosa para incentivar os muçulmanos a prestarem atenção à sua moral e caráter, o Profeta Muhammad disse: “Aquele que crê em Allah e no Último Dia fale bem ou fique calado, e aquele que crê em Allah e no Último Dia seja generoso com seu vizinho, e aquele que crê em Allah e no Último Dia seja generoso com seu hóspede.” (Muslim)

O amor ao Profeta Muhammad é um requisito fundamental da fé. Uma pessoa não pode ser muçulmana sem amar o Profeta Muhammad. Aprender mais sobre ele faz com que a pessoa ame e valorize o homem que sacrificou tanto por nossa causa. Um resultado natural desse amor é o desejo do muçulmano de encontrar e ver o Profeta na vida futura, no Úlltimo Dia. Quem passa mais tempo conhecendo o Profeta e lendo sobre sua vida com certeza desejará estar com ele naquele dia! Dirigindo-se ao profundo desejo de um verdadeiro crente de encontrá-lo e estar com ele, o Profeta Muhammad disse: “Os mais queridos e os mais próximos de mim dentre vós no Dia do Julgamento serão aqueles que tiverem bom caráter moral.” (Tirmidhi)

Existe mais no caráter do que respeito, responsabilidade, compaixão, honestidade e participação civil. Então, o que exatamente é o bom caráter? Muitos sábios consideram que o bom caráter tem três aspectos:

1.Ter um rosto alegre

Naturalmente, seu efeito é exatamente o oposto de conhecer pessoas carrancudas. Cumprimentar as pessoas com um rosto alegre e sorridente as faz felizes, gera amor mútuo e faz com que a outra pessoa se sinta confortável.

2.Ser generoso

Existe mais em ser generoso do que gastar dinheiro. Isso inclui dedicar seu tempo, usar sua posição ou habilidades, ou mesmo seu conhecimento e experiência em uma área específica para ajudar outras pessoas.

3.Não prejudicar ninguém

É fácil dizer para não prejudicar os outros com suas palavras ou ações, mas, na prática, acabamos fazendo exatamente isso - machucando os outros com nossas palavras e ações, e muitas vezes sem nem pensar muito nisso. Lembre-se de que uma pessoa prejudicial tem um caráter ruim, lembre-se: “antes de olhar para os outros, preciso olhar para mim mesmo!” Pense em como é comum as pessoas fofocarem sobre colegas de trabalho no escritório, os parentes difamarem outros parentes de quem não gostam e até pais e irmãos falarem mal pelas costas um do outro. Toda fofoca não é a mesma em termos de pecado. Ferir os pais é o pior, seguido por outros parentes próximos e vizinhos.

Aperfeiçoar nosso caráter, no entanto, requer esforço, determinação e autodisciplina. Lembre-se de que nosso caráter é moldado e motivado por: amor ao Profeta, crença em Allah e no Último Dia, desejo de aumentar o “peso” de nossas boas ações nesse Dia e simplesmente ser um excelente crente.

Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: Aperfeiçoar nosso caráter

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.