Carregando...

O código de vestimenta islâmico (parte 1 de 3)

Avaliação:

Descrição: Nesta lição, aprendemos o significado da palavra hijab e examinamos os códigos de vestimenta para homens e mulheres. Também discutimos o propósito de um código de vestimenta e aprendemos que ele ajuda a proteger a sociedade e preserva relacionamentos saudáveis.

Por Aisha Stacey (© 2012 IslamReligion.com)

Publicado em 06 Dec 2019 - Última modificação em 20 Oct 2016

Impresso: 74 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 6,082 (média diária:: 3)


Objetivo da lição:

Aprender e entender as condições do código de vestimenta para ambos, homens e mulheres.

Termos em árabe:

·Awrah – As partes do corpo que devem ser mantidas cobertas.

·Mahram – Uma pessoa, homem ou mulher relacionada a um indivíduo em particular por sangue, casamento ou amamentação. Uma pessoa com quem ele ou ela não tem permissão para se casar, como pai, sobrinho, tio, etc.

·Haya – Timidez natural ou inerente e um senso de recato.

·Hijab – A palavra hijab possui vários significados diferentes, incluindo ocultar, esconder e tela. Geralmente refere-se ao lenço na cabeça de uma mulher e, em termos mais amplos, a roupas e comportamentos recatados.

IslamicDress01.jpgO Islam é um modo de vida completo, cada aspecto é projetado pelo nosso Criador para promover comunidades felizes e saudáveis e facilitar o caminho para a felicidade eterna no Paraíso. Na sociedade moderna o recato é visto como um sinal de fraqueza ou insegurança. Esse não é o caso no Islam, onde ele é visto como um sinal de respeito por si mesmo e pelos outros. A haya com que todo ser humano nasceu é vista como algo a ser valorizado. Para esse fim o Islam tem um código de vestimenta para ambos, homens e mulheres. Seu objetivo é proteger a sociedade como um todo e promover o recato do vestuário e o comportamental. Ele cria uma barreira entre os gêneros e nos permite conduzir nossas vidas com modéstia, dignidade e respeito.

O Islam tem as mulheres em alta estima e as regras islâmicas de vestuário visam proteger e guardar sua dignidade e honra. A palavra usada com mais frequência em relação à cobertura é hijab. Todos os estudiosos muçulmanos qualificados ao longo da história do Islam concordam que o cumprimento das condições do código de vestimenta é uma obrigação para todos os homens e mulheres muçulmanos. Eles basearam essas condições nas evidências encontradas no Alcorão e na Sunnah. Abaixo estão os versículos mais conhecidos do Alcorão e os ditos mais conhecidos do Profeta Muhammad sobre o assunto do hijab.

“Ó Profeta! Dize a tuas mulheres e a tuas filhas e às mulheres dos crentes que se encubram em suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Allah é Perdoador, Misericordiador." (Alcorão 33:59)

"Dize às crentes que baixem suas vistas e custodiem seu sexo e não mostrem seus ornamentos - exceto o que deles aparece..." (Alcorão 24:31).

Quando uma menina atinge a idade menstrual, não é apropriado que algo permaneça exposto, exceto isto e aquilo. Ele apontou para o rosto e as mãos.[1]

O hijab das mulheres

A função do hijab é cobrir a awrah e esta varia em diferentes situações e dentre diferentes grupos de pessoas.

Começamos com as condições do hijab para uma mulher em público e entre homens não-mahram. Desde que estas condições sejam cumpridas ela pode usar o que preferir.

1.O hijab (cobertura) deve esconder todo o corpo, exceto o rosto e as mãos.

2.Não pode ser transparente ou apertado. Roupas apertadas, mesmo que escondam a cor da pele, ainda descrevem o tamanho e a forma do corpo, ou parte dele, e criam imagens vívidas.

3.Não deve chamar atenção do sexo oposto; sendo assim, não pode ser nem extravagante ou excessivamente luxuoso. Joias e maquiagem também não devem estar à vista.

4.Não deve ser uma vestimenta usada por causa de vaidade ou para ganhar popularidade ou fama. As companheiras eram conhecidas por usar preto ou outras cores escuras, mas outras cores são permitidas; a mulher não deve, no entanto, usar roupas coloridas por vaidade.

5.Não deve estar perfumada. Essa proibição é tanto para o corpo quanto para as roupas.

6.Não deve se parecer com as roupas usadas pelos homens.

7.Não deve se parecer com as roupas que são especificamente para os não-muçulmanos.

Código de vestimenta masculino

"Dize aos crentes, Muhammad, que baixem suas vistas e custodiem seu sexo. Isso lhes é mais digno. Por certo, Allah é Conhecedor do que fazem." (Alcorão 24:30)

Embora elas algumas vezes sejam negligenciadas ou pouco compreendidas, também existem as condições do código de vestimenta masculino. Algumas delas são as mesmas que as condições para as mulheres, mas outras dizem respeito especificamente aos homens.

1.A parte do corpo desde o umbigo até os joelhos deve ser coberta.

2.Não deve se parecer com as roupas que são específicas para os não-muçulmanos. Roupas ocidentais que não representem um determinado grupo ou secto normalmente são permitidas.

3.Não deve se parecer com as roupas usadas pelas mulheres.

4.Não pode ser apertada nem transparente.

5.Ao homem não se permite usar roupas feitas de seda, ou jóias feitas de ouro.

6.Dois tipos de adornos são proibidos para os homens, mas são permitidos para as mulheres. Eles são, ouro e roupas feitas de seda pura.

Os sábios do Islam unanimemente concordam que para os homens tudo entre o umbigo e os joelhos (eles incluídos) deve ser coberto na presença de qualquer pessoa. A única exceção para isso é um homem na presença de sua esposa.

Finalmente, recomenda-se que os homens não usem roupas que descem abaixo dos tornozelos.

Na próxima lição veremos mais de perto a definição de awrah e discutiremos o fato de que os seus pareceres mudam de situação para situação.



Nota de Rodapé:

[1] Abu Dawud

Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: O código de vestimenta islâmico (parte 1 de 3)

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.