Direitos e responsabilidades dos maridos e das esposas.
Descrição: Os direitos dos cônjuges serão descritos com base no Alcorão e nos ensinamentos do Profeta Muhammad.
Por Imam Mufti (© 2012 NewMuslims.com)
Publicado em 22 Dec 2019 - Última modificação em 25 Jun 2019
Impresso: 73 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 9,834 (média diária:: 5)
Objetivos:
·Aprender sobre o direito do marido.
·Aprender sobre o direito da esposa.
·Conhecer as bases da conduta sexual entre marido e mulher.
Termos em árabe:
·Mahr - Dote, presente nupcial dado pelo marido a sua esposa.
·Ramadan - O nono mês do calendário islâmico lunar. É o mês em que se fez obrigatório o jejum prescrito.
O Islam claramente estabelece os direitos e responsabilidades de um marido sobre sua esposa e os da esposa sobre seu marido. A ideia de que os cônjuges tenham direitos uns sobre os outros é praticamente única no Islam. O que o torna ainda mais especial é a forma muito clara como foram estabelecidos, para que o conflito possa ser minimizado. Os conselheiros matrimoniais o chamam de "expectativa", porém não têm ideia clara sobre quais devem ser as expectativas, por que deixam que marido e mulher decidam; muitas vezes eles não conseguem decidir ou concordar, acabando assim com o casamento.
A seguir estão alguns dos direitos e responsabilidades mais importantes dos maridos e esposas. Alguns pontos devem ser levados em conta antes de começar a ler sobre eles:
1. Allah é a fonte de todos esses direitos e responsabilidades.
2. Assim como um marido tem direitos sobre sua esposa, a esposa tem direitos sobre seu marido. Juntos devem tratar de se esforçarem para cumpri-los da melhor forma possível e se perdoarem mutuamente quando se equivocam.
3. Ambos, marido e mulher, devem ser moderados à aplicação e à reclamação de tais direitos e responsabilidades. Não devem recordar um ao outro quando estão bravos e no meio de uma briga para colocar mais fogo na situação. Em outras palavras, não devem usar os direitos como um instrumento de abuso.
4. Muitos novos muçulmanos leem páginas da internet especializadas em regras islâmicas e livros sobre jurisprudência islâmica como guia para melhorar seu estilo de vida. Esses recursos geralmente fornecem a letra da lei, não necessariamente o "espírito" da lei. O "espírito" da lei é viver em paz e harmonia sem desobedecer a Allah. Recorde sempre que o amor, a amabilidade e a misericórdia são componentes essenciais de um matrimonio islâmico feliz.
Direitos da esposa sobre o marido
O Islam garante à mulher direitos sobre o marido muçulmano. Alguns deles são financeiros, outros não.
1. Mahr
A mulher tem direito financeiro de receber o mahr, o presente matrimonial por parte do marido.
2. Bom tratamento
O Alcorão põe grande ênfase no bom trato com a esposa “...E harmonizai-vos entre elas...” (Alcorão 4:19). Adicionalmente ao Alcorão, o Profeta de Allah também enfatizou: que "O melhor entre vocês, é o que melhor trata sua esposa..." (Tirmidhi)
O marido muçulmano deve recordar o conselho de seu amado Profeta: "Temam a Allah em relação às mulheres, elas foram entregues como um depósito de confiança pela parte de Allah, e por decreto de Allah foram convertidas em lícitas para vocês". (Muslim) A esposa é um depósito de confiança e deve ser tratada como tal, não é uma escrava nem um cachorro.
3. Manutenção financeira
A esposa tem o direito de ser mantida financeiramente, incluindo sua comida, sua vestimenta e sua residência, de acordo com as possibilidades do marido. É responsabilidade do marido trabalhar para manter sua esposa.
4. Proteção
O marido deve proteger sua esposa e cuidar do seu bem-estar físico e emocional.
Direitos do marido sobre a esposa
1. Obediência
No Islam, a esposa tem a responsabilidade de obedecer a seu marido em assuntos que não implicam desobedecer a Allah. Esse conceito é totalmente estranho para muitos ocidentais, assim por favor entenda bem. No Ocidente o chamam de "controle" ou às vezes "abuso emocional". Não é nada disso, alguns pontos importantes deve se ter em conta.
Primeiro, a esposa deve obedecer a seu esposo em obediência a Allah. O Profeta disse: "Se uma mulher realiza suas cinco orações, jejua no mês do Ramadan, guarda sua castidade e obedece a seu esposo, será dito a ela no dia do Juízo: 'Entre por qualquer porta que deseje no Paraíso.'" (Ibn Hibban)
Segundo, a esposa em obediência a seu esposo não é como a escrava obedecendo a seu dono. Ela é uma mulher livre, não é uma escrava, o que significa que seu esposo não pode abusar de sua autoridade sobre ela e agir como um tirano. Ele deve recordar que é servo de Allah e irá ser perguntado sobre como tratou sua esposa.
Terceiro, um marido deve conduzir os assuntos de sua família em mútuo consenso com sua esposa; afinal é ele quem toma as decisões e será responsável perante Allah por elas. A esposa não deve se opor à sua autoridade de tomada de decisão e reconhecer que, como toda empresa, há um gerente: a família é como uma empresa e o marido é o gerente, o marido tem que balancear sua autoridade com um bom tratamento, que é o direito da esposa sobre ele.
2. Proteger a honra e a dignidade de seu marido
Ela deve proteger os bens e os filhos de seu marido, entre outras coisas, em sua casa. O Profeta Muhammad disse: "A esposa é guardiã de sua casa e de seus filhos.“(Sahih Al-Bukhari, Sahih Muslim), ela deve educar seus filhos com base nos valores islâmicos.
3. Não sair de casa sem a permissão de seu marido
O Profeta disse: "Se a esposa de algum de vocês pedir a permissão para ir a mesquita, não neguem." (Muslim), isso significa que ela deve pedir permissão a cada vez que quiser sair de sua casa dizendo: "Posso sair?". O significado é que ela não pode ir a nenhum local que seu esposo não aprove. Isso minimizará conflitos e manterá a felicidade em família. Uma exceção é a mesquita, a qual ela pode ir sem permissão ou aprovação de seu esposo.
4. Não permitir que alguém entre na casa de seu marido sem sua permissão
O Profeta Muhammad disse: “E seu direito sobre elas é que não permitam que alguém a quem não gostas se sente na sua almofada."[1] Novamente, o significado é não deixar entrar em casa alguém que não seja da vontade do esposo, com a finalidade de evitar conflitos e manter a harmonia.
5. Ocultar os segredos do quarto
Nenhum dos cônjuges deve falar sobre a vida sexual do casal com amigos ou membros da família. É considerado inapropriado, indecente e vergonhoso. Ambos devem respeitar a privacidade do outro nesse assunto.
A relação sexual é um direito que cada um tem sobre o outro. A penetração vaginal está proibida durante o período menstrual da mulher e também durante o sangramento pós-parto. A relação sexual está severamente proibida nestes casos, de forma permanente.
Lição Anterior: Conselhos matrimoniais (parte 2 de 2): Passos práticos
Próxima Lição: Manual do matrimônio Islâmico
- Etiquetas e modos ao visitar a Mesquita (parte 1 de 2)
- Etiqueta e modos ao visitar a Mesquita (parte 2 de 2)
- Bons hábitos para os novos muçulmanos desenvolverem
- Um olhar sobre a vida do Profeta Noé
- A oração de sexta-feira (parte 1 de 2)
- A oração de sexta-feira (parte 2 de 2)
- Um olhar sobre a vida do Profeta Ibrahim
- Conselhos matrimoniais (parte 1 de 2)
- Conselhos matrimoniais (parte 2 de 2): Passos práticos
- Direitos e responsabilidades dos maridos e das esposas.
- Manual do matrimônio Islâmico
- Um olhar sobre a vida do Profeta Lot
- Como suportar a tristeza e a preocupação (parte 1 de 2): Paciência, Gratidão e Confiança
- Como lidar com a tristeza e a preocupação (parte 2 de 2): Estabelecer uma relação com Allah
- Um olhar sobre a vida do Profeta Yusuf
- Oração Istikharah
- Um olhar na vida do Profeta Jó
- Guia fácil do Zakat (parte 1 de 2)
- Guia fácil do Zakat (parte 2 de 2)
- Um olhar sobre a vida do Profeta Mussa
- Devo mudar meu nome?
- Um olhar sobre a vida do Profeta Jesus
- Como lidar com as dúvidas
- Uma breve biografia do Profeta Muhammad (parte 1 de 2): O período em Meca
- Uma breve biografia do Profeta Muhammad (parte 2 de 2): Período em Medina
- Drogas, álcool e jogos de azar (parte 1 de 2)
- Drogas, álcool e jogos de azar (parte 2 de 2)
- O mundo dos Gênios (parte 1 de 2)
- O mundo dos Gênios (parte 2 de 2)