Carregando...

Dar as notícias à família (parte 1 de 2)

Avaliação:

Descrição: Uma lição de duas partes que contém conselhos práticos para aqueles que acabaram de entrar no Islam e devem enfrentar o desafio de dar a notícia de sua nova fé a seus amigos e familiares. Parte 1: Esta lição visa dissipar a ansiedade e criar confiança ao lidar com os entes queridos.

Por NewMuslims.com

Publicado em 22 Nov 2019 - Última modificação em 27 Apr 2017

Impresso: 70 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 5,036 (média diária:: 3)


Objetivos

·Eliminar a ansiedade causada pelo medo de anunciar a conversão e desenvolver a confiança para lidar com os entes queridos.

·Preparar-se para identificar uma estratégia apropriada para relatar a conversão a amigos e familiares.

·Ensinar ao novo convertido várias súplicas e a procurar a ajuda de Allah para facilitar esse assunto.

Uma das questões mais desafiadoras para as novas pessoas no Islam é compartilhar a notícia de sua nova fé com amigos e familiares. Embora possamos estar muito felizes em embarcar nessa nova busca, para iniciar uma vida espiritual renovada e enriquecida, esse assunto pode ser extremamente difícil, pois os resultados negativos são temidos e rejeitados pelos entes queridos. A pessoa deve certificar-se de que trata o assunto com muito cuidado, pois isso pode prejudicar relacionamentos importantes e ferir sentimentos.

Esta lição contém alguns conselhos práticos e alguns lembretes que podem dissipar sua ansiedade e ajudá-lo a lidar com a situação com seus entes queridos com confiança.

Primeiro de tudo, parabéns por aceitar o Islam. É a decisão certa e você pode ter certeza disso. Além disso, o fato de ter sido guiado ao Islam é uma prova de que Deus o ama e lhe fornecerá a ajuda que deseja, pois o Profeta (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Para quem Allah deseja o bem, ele dá entendimento da religião.” (al-Bukhari)

Segundo, leia o seguinte conjunto de conselhos e aplique o que é relevante para sua situação pessoal.

Avalie a situação

Às vezes, um novo muçulmano pode sentir que quer que todos saibam que ele aceitou o Islam, começando com sua família. Alguns acham que podem se adaptar a qualquer tipo de resposta, enquanto outros acham que sua família não lhe dará importância e que podem até apoiar a decisão que tomaram. A realidade pode ser muito diferente. Embora alguns membros da família possam não ser religiosos, o fato de o ente querido ter escolhido um caminho diferente do deles, ou simplesmente porque temem pela pessoa devido a todas as más impressões que têm sobre o Islam, podem reagir de alguma maneira diferente do esperado. Isso pode ser prejudicial ao progresso de uma pessoa depois de aceitar o Islam e, portanto, é preciso pensar com calma e serenidade para avaliar bem a situação. Depois de aceitar o Islam, é preciso se concentrar em aprender o básico da crença e nos atos de adoração, divulgar a conversão muito cedo pode ser muito difícil. Em vez de o primeiro estágio o encher de alegria e inspiração, ele pode se tornar um palco cheio de argumentação e sentimentos desagradáveis.

Anunciar a conversão ao Islam não é uma condição para ser muçulmano, e se alguém achar que é preferível adiar esse anúncio até que tenha uma fé e um conhecimento mais fortes ou seja independente, tudo bem. Por outro lado, se a pessoa sente que sua família aceitará sua nova fé, é melhor anunciá-la, pois isso facilitará a prática dos ensinamentos do Islam.

Um exemplo disso é o grande companheiro do Profeta (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) Muawiah Ibn Abi Sufian, que se tornou muçulmano e escondeu sua conversão aos pais. Seus pais eram muito adversos ao Islam e, depois de pensar melhor e entender as consequências às quais suas ações poderiam levar, ele decidiu não anunciar ou declarar publicamente que havia se tornado muçulmano; em vez disso, decidiu adiar e anunciar seu Islam na hora certa. Esse momento chegou quando o Profeta conquistou Meca. Muawiah e seu pai, juntamente com outras pessoas, foram ao encontro do Profeta e declararam o Islam na frente dele.

Ao decidir anunciar, lembre-se das seguintes indicações.

Procure ajuda na paciência e oração

Não entre em pânico. Procure ajuda de Allah através da oração e contemplação. Deixe que Ele seja o seu guia nesses momentos. Você tem dois "dons" de Deus: paciência e oração para lhe dar força. Allah diz:

"E implorai ajuda, com a paciência e a oração..." (Alcorão 2:45).

Qualquer dificuldade que você possa experimentar é apenas um teste através do qual você aumentará sua fé e confiança em Allah, aprenderá a confiar e buscará ajuda Nele. Qualquer que seja o resultado, saiba que no final será bom para você. Quão bonitas são as palavra do Profeta:

“Quão incrível é a situação do crente! Todos os assuntos dele são bons, e esse [mérito] não é para mais ninguém, mas para o crente. Se algo de bom acontece com ele, ele agradece e louva a Deus, e isso é bom para ele. Se alguma dificuldade o aflige, ele é paciente, e isso é bom para ele.” (Muslim)

Peça a Allah para facilitar seus assuntos e dar-lhe força. Peça a Ele que faça com que seus pais aceitem seu anúncio com calma, peça a Ele que mantenha a religião firme, peça a Ele para lhe fazer um meio de orientação para eles. A seguir, algumas súplicas especiais prescritas pelo Profeta com as quais se pode implorar para se fortalecer na religião.

Súplica 1

“Ó Allah, é a Tua misericórdia que espero, por isso não me deixe no comando dos meus assuntos nem por um piscar de olhos e retifique para mim todos os meus assuntos. Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Tu.” (Abu Dawud)

Súplica 2

“Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah, o conhecedor de tudo, o antecessor. Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah, Senhor do magnífico trono. Ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allah, Senhor dos céus, Senhor da Terra e Senhor do nobre trono." (al-Bukhari)

Súplica 3

O Profeta nos disse:

"Os corações dos filhos de Adão são como um entre os dedos do Misericordioso, e Ele os dirige como quer." (Ahmad)

Faça a súplica frequente do Mensageiro de Allah:

“Ó Tu que muda os corações, firma meu coração em Tua religião.” (Al-Tirmidhi)

Súplica 4

Se você duvidar de sua fé em algum momento:

·Procure refúgio em Allah.

·Lembre-se de que você é da religião de Jesus, Moisés e os demais profetas, dizendo: "Eu acreditei em Deus e em Seus Mensageiros." [1]

Autoconfiança

Não tema a desaprovação de seus entes queridos ou estranhos. Algumas pessoas sofrem desmoralização severa quando são criticadas; outros conseguem ganhar novas forças com isso. O Islam traz uma nova atitude, uma nova vida social com renovada confiança, autoconfiança e conforto social. O Islam tem de fato a capacidade de mudar a personalidade para sempre. Assim que a fé penetrar nas profundezas do seu coração, você entenderá que nada no mundo pode ser comparado a viver por um momento com essa grande bênção que é o Islam. Seja perdoador e paciente!

Converse com alguém em quem você confia

Converse com um amigo muçulmano em quem você confia, de preferência alguém que tenha conhecimento e sabedoria. Encontre um bom amigo em cuja vida você vê o melhor do Islam na prática. O apoio de um amigo amoroso fará muito bem para você. Lembre-se, o coração cura o coração! Não permita que suas emoções se acumulem, fale sobre isso; não há substituto para o cuidado humano e o amor.

Maneiras de informar os entes queridos

Nem todos os pais são iguais. Alguns são próximos de seus filhos, outros são distantes. Famílias disfuncionais também são bastante comuns. Alguns pais apoiam qualquer religião ou estilo de vida que seu filho escolher, e outros podem se opor com veemência. De qualquer forma, pode ser uma boa ideia que eles saibam primeiro que você está lendo sobre o Islam, talvez compartilhe um pouco do que aprendeu com eles antes de lhes dar as notícias, pois isso pode ser um grande impacto para eles. Leve as coisas gradualmente. No final, a decisão é sua, pois você conhece melhor a natureza de sua família. O mais importante é que você estude bem a situação antes de tomar qualquer decisão e não tome decisões precipitadas.

Como mencionado anteriormente, se a situação exigir, você pode decidir não informá-los sobre sua decisão no momento. Se você mora com seus pais, pode rezar quando eles não o vêem ou pode informá-los se achar que eles serão solidários.

Se você mora sozinho, isso pode ser muito mais fácil. Você pode conversar com seus pais pessoalmente, ligar para eles, enviar um e-mail ou escrever uma carta para eles. A melhor maneira, de um modo geral, é fazê-lo pessoalmente, pois outros meios de comunicação podem gerar um mal-entendido entre as partes. Se você está preocupado com o desconforto social que pode resultar da adoção de uma religião diferente da sua e se sente intimidado ao falar sobre a religião deles, considere escrever uma carta geral primeiro como uma opção melhor. Isso permitirá que você gire seus pensamentos, dê-lhes tempo para assimilá-lo e talvez poupe aos dois um encontro embaraçoso.

De qualquer forma, você deve encontrá-los pessoalmente em algum momento, e este será o assunto da próxima lição.


Notas de rodapé:

[1] Sahih Muslim.

Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: Dar as notícias à família (parte 1 de 2)

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.