Carregando...

O mundo dos Gênios (parte 1 de 2)

Avaliação:

Descrição: Uma introdução sobre a criação de Allah, conhecida como “jinn”. Parte 1: Sua vida, habilidades e fraquezas.

Por Imam Mufti (© 2013 NewMuslims.com)

Publicado em 22 Dec 2019 - Última modificação em 17 Oct 2022

Impresso: 90 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 4,795 (média diária:: 3)


Objetivos:

· Aprender sobre a vida e as habilidades dos jinn.

·Conhecer as fraquezas dos jinn.

Termos em árabe:

·Jinn - Uma criação de Allah que foi criada antes da humanidade a partir de fogo sem fumaça. Às vezes são chamados de seres espirituais, gênios, banshees, poltergeists, fantasmas, etc.

·Sunnah - A palavra Sunnah tem vários significados segundo a área de estudo; contudo o significado que geralmente se lhe atribui é: palavras, ações e aprovações do Profeta.

Jinn1.jpgOs “jinn” são uma criação de Allah, como os seres humanos e os anjos. Podem pensar como os seres humanos e escolher o caminho do bem e do mal; porém, a diferença para os seres humanos, é que os jinn foram criados a partir do fogo (Alcorão 15:27, 55:15). Os jinn, também, são geralmente invisíveis para os humanos (Alcorão 7: 27) e têm algumas habilidades especiais que os seres humanos não têm.

Acreditar nos jinn não é opcional. Visto que são mencionados no Alcorão e na Sunnah doProfeta Muhammmad, é necessário que o muçulmano acredite em sua existência e em qualquer informação encontrada sobre eles nas fontes islâmicas.

A vida dos Jinn

Os jinn vivem na terra como os seres humanos, porém, são encontrados mais frequentemente em ruínas e lugares sujos, como banheiros e cemitérios. Adoram sentar-se à sombra e à luz do sol.

Nem todos os jinn são iguais. Entre eles há os bons e os malvados. Allah menciona no Alcorão o que os jinn disseram de si mesmos:

“Entre nós há quem são virtuosos (crentes) e quem não é. Seguimos caminhos diferentes.” (Alcorão 72:11)

Existem jinn muçulmanos e jinn não muçulmanos.

“E, entre nós, há submissos, como os também há desencaminhados. Quanto àqueles que se submetem (à vontade de Deus), buscam a verdadeira conduta.” (Alcorão 72:14)

Os jinn comem e bebem, às vezes conosco. É fácil evitar que comam e bebam conosco, o que aprenderemos mais adiante. Também se casam e têm filhos. Allah mencionou os filhos dos gênios no Alcorão: “...Tomá-los-íeis, pois, juntamente com a sua prole, por protetores, em vez de Mim?...” (Alcorão 18:50)

Os Jinn não vivem eternamente, eles morrem. O Profeta costumava dizer em uma de suas orações: "Busco refúgio em Tua Glória, não há outro deus verdadeiro exceto Tu, o que nunca morre, enquanto os humanos e os jinn morrem.” (Sahih Al-Bukhari)

Os jinn podem tomar a forma de serpentes, gatos negros, cachorros negros e às vezes podem tomar a forma humana.

Os jinn também têm animais para montaria, como menciona o Alcorão:

“Seduze com a tua voz aqueles que puderes, dentre eles; aturde-os com a tua cavalaria e a tua infantaria; associa-te a eles nos bens e nos filhos, e faze-lhes promessas! …” (Alcorão 17:64)

Habilidades dos Jinn

Comparados aos seres humanos, os jinn têm habilidades especiais, como viajar muito rápido. Allah nos diz no Alcorão:

"Um intrépido, dentre os gênios, lhe disse: Eu to trarei ates que te tenhas levantado do teu assento, porque sou poderoso e fiel ao meu compromisso. Disse aquele que possuía o conhecimento do Livro: Eu to trarei em menos tempo que um abrir e fechar de olhos! E quando (Salomão) viu o trono ante ele, disse: Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato. Pois quem agradece, certamente o faz em benefício próprio; e saiba o mal-agradecido que meu Senhor não necessita de agraciamentos, e é Generoso.” (Alcorão 27:39)

Eles podem alcançar os céus, como foi citado no Alcorão:

“Quisemos inteirar-nos acerca do céu e o achamos pleno de severos guardiães e famígeros meteoros." (Alcorão72:8)

Eles podem assumir diferentes formas, como já foi referido. Os jinn maus (demônios) podem possuir o corpo humano. Eles também podem sussurrar em pensamentos e influenciar o homem:

“Que sussurra aos corações dos humanos, dos gênios e os humanos.” (Alcorão 114:4)

A fraqueza dos Jinn

Embora os jinn malvados tenham habilidades especiais, o crente é protegido por Allah. Os demônios não podem prejudicar um muçulmano justo.

“Não terás autoridade alguma sobre os Meus servos, porque basta o teu Senhor para Guardião.” (Alcorão 17:65)

A seguir temos alguns exemplos de seus poderes limitados:

1. Eles temem a alguns crentes.

“Não terás autoridade alguma sobre os Meus servos, porque basta o teu Senhor para Guardião.” (Alcorão 17:65)

“O crente enfraquece seu demônio da mesma forma que um de vocês enfraquece seu camelo durante a viagem.” (Musnad)

2. O Profeta disse que se cobrirmos nossos pratos e falarmos ‘Bismillah,’ os demônios não podem remover a tampa. Do mesmo modo, não podem entrar em uma casa a qual fechamos a porta dizendo ‘Bismillah.’

“Se um homem entra em sua casa e menciona o nome de Allah quando entra nela e ao comer nela, o Satanás diz: 'Não há alojamento para ti aqui e não há comida'. Porém, se o homem entra em sua casa e não menciona o nome de Allah quando entra nela, o Satanás diz: 'Encontrei alojamento para vocês'. E se não menciona o nome de Allah quando come, o Satanás diz: 'Encontrei alojamento e comida.'" (Sahih Muslim, Musnad)

3. Eles podem tomar diferentes formas, porém, não podem tomar a forma do Profeta Muhammad. O Profeta disse:

“Quem me vê em sonho, certamente terá me visto, porque o Satanás não pode imitar a minha aparência". Abu Abdullah disse: "Ibn Sirin disse: 'Somente se você vir o Profeta em sua forma (real).'’” (Sahih Al-Bukhari)

4. Não podem obter informações do céu porque estão impedidos de chegar tão longe, como disse Allah:

“Posto que lhes está vedado ouvi-lo.” (Alcorão 26:212)

5. Como os seres humanos, os jinn também foram desafiados a produzir algo similar ao Alcorão, porém eles não puderam, nem seriam capazes de fazê-lo.

“Dize-lhes: Mesmo que os humanos e os gênios se tivessem reunido para produzir coisa similar a este Alcorão, jamais teriam feito algo semelhante, ainda que se ajudassem mutuamente.” (Alcorão 17:88)

Teste e Navegação Rápida
Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: O mundo dos Gênios (parte 1 de 2)

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.