Carregando...

Eid ul-Adha de A a Z (parte 3 de 3)

Avaliação:

Descrição: Os muçulmanos celebram duas festividades: Eid ul-Fitr e Eid ul-Adha. Estas lições abordarão tudo o que você precisa saber sobre Eid ul-Adha para torná-lo parte de nossa vida e agradar Allah.

Por Imam Mufti (© 2013 NewMuslims.com)

Publicado em 30 Dec 2019 - Última modificação em 25 Jun 2019

Impresso: 82 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 5,025 (média diária:: 3)


Objetivos:

·Aprender os dois métodos para fazer a oração do Eid.

·Aprender as saudações do Eid e suas devidas respostas.

·Conhecer sete conselhos importantes para ter um ‘Feliz Eid’.

Termos em árabe:

·Allahu Akbar – Allah é o Maior.

·Eid – Festa ou celebração. Os Muçulmanos possuem duas grandes festividades religiosas conhecidas como Eid ul Fitr (realizada ao terminar o Ramadan) e Eid ul-Adha (realizada na época do Hajj).

·Eid Mubarak – Saudação do Eid que significa ‘Abençoado Eid.’

·Eid Said – Saudação do Eid que significa ‘Feliz Eid.’

·Fatihah – Capítulo inicial do Alcorão que deve ser recitado em cada rakah da oração.

·Imam – Pessoa que lidera a oração.

·Rakah – Unidade ou ciclo de oração.

·Ruku’ - Posição de inclinação na oração.

·Salat ul-Eid – Duas unidades de oração ritual oferecidas no Eid.

·Takbir – Pronunciar “Allahu Akbar”.

·Takbiratul-Ihram – Dizer "Allahu Akbar" para começar a oração.

·Udhiyah – O animal do sacrifício.

·Wajib – Obrigatório.

Procedimento da oração do Eid (Salat ul-Eid)

Eid ul-Adha 3.jpgA Oração do Eid é obrigatória (wajib). Ela consiste de dois rakas, com takbirs extras (dizer ‘Allahu Akbar’). A sabedoria por trás da oração do Eid, assim como os próprios dias do Eid, é agradecer a Allah por Suas incontáveis bênçãos. Existem duas formas de se rezar e o imam rezará de acordo com uma delas. Ele explicará como se reza antes do início da oração:

MÉTODO 1

Na primeira rakah da oração do Eid, o imam fará 3 takbirs adicionais depois do Takbiratul-Ihraam e a súplica de abertura, porém antes de recitar a Fatihah. Levantará suas mãos em cada takbir, como se faz no Takbiratul-Ihraam. Depois de cada takbir, deixará seus braços descansarem ao lado do corpo. Colocará as mãos juntas depois do terceiro e último takbir. Depois disso, o resto da rakah será o mesmo.

Na segunda rakah da oração do Eid, o imam recitará a Fatihah e alguma parte do Alcorão. Logo fará 3 takbirs adicionais. Eles são como os primeiros takbirs da rakah, exceto que deixará seus braços ao lado do corpo depois do terceiro takbir. Após esses três takbirs serem pronunciados e completados, faz-se o takbir para entrar no ruku, sem levantar as mãos.

MÉTODO 2

Como qualquer oração, inicia-se com o Takbiratul-Ihram seguida da súplica de abertura. Ela é seguida por 7 takbirs na primeira rakah e 5 takbirs adicionais na segunda rakah. O resto da oração é como qualquer outra oração.

Trocar felicitações no Eid ul-Adha

Desconhecer as saudações que acontecem durante o Eid pode ser uma experiência desconfortável. Não trocar nenhuma saudação é perfeitamente aceitável no Islam, porém socialmente desagradável. Portanto, saber quais são as saudações e suas devidas respostas irão ajudá-lo na integração social.

Muçulmanos da Índia e do Paquistão se parabenizam mutuamente dizendo “Eid Mubarak” (Abençoado Eid).

Muçulmanos árabes tendem a dizer “Eid Said” (Feliz Eid) ou ‘kul-lu ‘aam wa antum bi-khair’ (que a cada ano tenhas boa saúde).

Os Companheiros do Profeta Muhammad costumavam dizer, ‘taqabalal-lahu minna wa minkum’(Que Allah aceite de nós e de ti).

Todas essas saudações são boas. Responda-as simplesmente repetindo a mesma saudação! É algo extremamente positivo você sorrir ao cumprimentar e, se for necessário, peça ajuda para repetir as palavras de saudação.

Conselhos para o Eid ul-Adha

1. Tire uma folga do trabalho ou da escola no dia do Eid. Se não puder, por favor, faça o necessário para que haja tempo livre pelo menos para a oração do Eid.

2. Organize antecipadamente o sacrifício do animal. Você poderá ir com os muçulmanos no local do abate. Será uma experiência inesquecível. É possível que você mesmo queira sacrificar o animal ou pode pedir para que outro muçulmano faça por você. Também poderá enviar dinheiro a uma instituição de caridade Islâmica para que sacrifiquem em seu nome e eles distribuirão a carne aos pobres. Para milhões de muçulmanos, este é o momento único do ano em que poderão comer carne. Você poderá localizar muitas instituições de caridade islâmicas buscando na internet sobre a “udhiyahdo ano correspondente.

Ao menos durante os primeiros anos depois de aceitar o Islam, recomendamos que simplesmente envie dinheiro para alimentar os muçulmanos pobres no exterior ou nos seus arredores, seja através da sua mesquita ou de uma das organizações de ajuda Islâmica na internet. Você poderá se juntar aos muçulmanos de sua localidade para ter essa experiência caso queira. Os valores para fazer udhiyah no exterior variam segundo o país que ela for realizada. Na continuação, deixaremos alguns links de organizações. Você poderá encontrar muitas outras fazendo uma busca na internet:

http://www.irusa.org

http://icnarelief.org

www.zakat.org

3. Entre em contato com a sua mesquita ou centro Islâmico local uma semana antes do Eid ul-Adha para saber a hora e o local onde será realizada a oração. Após a oração de Eid ul-Adha, doces e comidas típicas são normalmente servidos. A maioria das mesquitas realiza jantares de Eid à noite ou nos dias próximos. Descubra quando e onde será e compareça.

4. Não se sinta sozinho ou isolado. Combine antes com seus amigos muçulmanos ou familiares para visitá-los no Eid ul-Adha. Convide amigos muçulmanos e cozinhe para eles. Se você não tem habilidade para cozinhar, convide-os para comer fora. Tente envolver seus familiares não-muçulmanos levando-os para a oração do Eid com você ou convide-os que eles o visitem para jantar com seus amigos muçulmanos. Será preciso algum planejamento. Faça isso antes do tempo. Você tem quatro dias para celebrar!

5. As famílias costumam presentear as crianças no Eid. Disse o profeta Muhammad: “Troquem presentes e vocês se amarão.” (Bukhari, Al-Adab Al-Mufrad) Talvez você queira presentear seus familiares e amigos muçulmanos e não-muçulmanos.

6. Seja voluntário no dia do Eid em sua mesquita local. Eles precisarão de voluntários para estacionar, preparar a comida, limpar, fazer atividades infantis e muito mais.

7. Vista-se para o Eid. Se puder, compre roupas novas e ligue o modo ‘celebração’!

Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: Eid ul-Adha de A a Z (parte 3 de 3)

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.