Guia de Hadith e Sunnah para iniciantes
Descrição: Para apreciar verdadeiramente a mensagem do Alcorão, é preciso estudar a vida, as ações e as palavras do Profeta que o trouxe até nós e o colocou em prática. Esta lição é um breve estudo de hadith e Sunnah, a autêntica orientação do Profeta Muhammad (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
Por NewMuslims.com
Publicado em 02 Dec 2019 - Última modificação em 07 Sep 2017
Impresso: 91 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 8,025 (média diária:: 4)
Objetivos
·Reconhecer a importância da Sunnah na compreensão e prática do Islam.
·Aprender o significado de Sunnah e Hadith.
·Apreciar a preservação divina da Sunnah.
·Familiarize-se com os livros mais importantes de Hadith.
Termos em árabe
·Hikmah - sabedoria.
Pode parecer ao novo muçulmano que o Alcorão é uma orientação suficiente para o crente, e que é suficiente o estudo e a interpretação pessoal para implementar seus ensinamentos e colocá-los em prática. No entanto, fazer isso pode nos levar ao mesmo tipo de erro que os intérpretes sem conhecimento da Bíblia propagaram em suas congregações. Para apreciar verdadeiramente a mensagem do Alcorão, é preciso estudar a vida, as ações e os ditos do Profeta, que foi quem o trouxe para nós e o colocou em prática; e é por isso que os muçulmanos mantiveram registros das ações e ditos do Profeta Muhammad (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), cujo nome é Hadith, e instituíram um método rigoroso de análise dos meios através dos quais foram transmitidos até chegarem a nós. Se for confirmado que um Hadith é forte, este é considerado uma Sunnah.
O significado de Sunnah
Sunnah, em geral, refere-se aos ensinamentos e estilo de vida do Profeta Muhammad. Mais especificamente, significa o conjunto de relatos autênticos do Profeta Muhammad, além do Alcorão: suas declarações, ações e aprovações ou aprovações tácitas (das declarações ou ações de seus companheiros).
O significado de Hadith
Hadith é qualquer relato das declarações, ações, aprovações tácitas, maneiras ou características físicas do Profeta Muhammad. Um hadith consiste em duas partes:
(a) A cadeia de narradores.
(b) O texto.
Para que um relato das palavras ou ações do Profeta seja considerado autêntico, tanto o texto quanto a cadeia de narradores devem atender a condições estritas. Aprenderemos mais sobre elas nos seguintes níveis.
Hadith e Sunnah
A Sunnah está contida nos relatos que foram transmitidos do Profeta, ou seja, na literatura de hadith. Encontramos a Sunnah do Profeta nos livros de hadith. As declarações, ações, aprovações tácitas, descrição física e maneiras do Profeta Muhammad são registradas em livros de hadith. Nada que foi relevante em sua vida foi perdido. Um muçulmano pode saber como ele rezava, jejuava e como vivia em casa e com seus companheiros. Não existe registro completo e preciso de nenhuma outra figura histórica.
A importância da Sunnah
O Alcorão nos diz o quão importante é a Sunnah:
(1) Obedecer ao Profeta é obedecer a Allah.
“Quem obedecer ao Mensageiro obedecerá a Deus; mas quem se rebelar, saiba que não te enviamos para lhes seres guardião.” (Alcorão 4:80)
(2) Obedecer ao Profeta é um mandato divino, e somos advertidos sobre desobedecê-lo.
"Obedecei a Deus e ao Mensageiro, a fim de que sejais compadecidos." (Alcorão 3:132)
“Tais são os preceitos de Deus. Àqueles que obedecerem a Deus e ao Seu Mensageiro, Ele os introduzirá em jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Tal será o magnífico benefício.”(Alcorão 4:13)
"E aqueles que desobedecem a Deus e ao Seu Mensageiro, certamente terão o fogo infernal, onde morarão eternamente." (Alcorão 72:23)
“Ó fiéis, obedecei a Deus e ao Mensageiro, e não desmereçais as vossas ações.” (Alcorão 47:33)
(3) Aceitar as decisões do Profeta faz parte da fé.
"Qual! Por teu Senhor, não crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente. " (Alcorão 4:65)
(4) Seguir o Mensageiro nos faz ganhar o amor e o perdão de Allah.
"Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”
(Alcorão 3:31).
(5) O Alcorão chama a Sunnah de "hikmah" ou "sabedoria". A Sunnah também foi revelada por Allah, assim como o Alcorão.
Allah revelou o Alcorão e a Sunnah:
“Deus revelou-te o Livro (Alcorão) e a prudência (Sunnah).”
(Alcorão 4: 113)
Allah considera a revelação do Alcorão e da Sunnah como parte de Seus favores:
“E lembrai-vos da graça de Allah para convosco [o Islam] e daquilo que Ele fez descer sobre vós: o Livro [Alcorão] e a Sabedoria [ Sunnah], com que Ele vos exorta."
(Alcorão 2:231)
O Profeta Muhammad ensinou o Alcorão e a Sunnah:
"[...] e lhes ensinou o Livro e a Prudência (Alcorão 3: 164).
Preservação Divina da Sunnah
Allah diz no Alcorão:
“Nós revelamos a Mensagem e somos o Seu Preservador.” (Alcorão 15: 9)
Neste versículo, "mensagem" refere-se a tudo o que Allah revelou: tanto o Alcorão quanto a Sunnah. Allah promete proteger o Alcorão e a Sunnah, e isso faz sentido. O Alcorão é a revelação final de Allah e o Profeta Muhammad é o Seu último Profeta. Allah ordena que os muçulmanos sigam a Sunnah e o Alcorão, como já mencionado. Se a Sunnah não houvesse sido protegida, Allah não estaria nos ordenando fazer algo impossível, ou seja, seguir uma orientação que não foi preservada ou que não existe. Posto que tal expectativa seria contraditória com a justiça divina, é lógico que Allah tenha preservado a Sunnah. Como veremos mais adiante, Allah, através dos seres humanos, utilizou diferentes meios para preservar a Sunnah.
Os livros de Hadith mais importantes
Um novo muçulmano deve conhecer os livros de Hadith mais importantes que contêm a Sunnah do Profeta.
(1) Sahih Al-Bukhari
Esse livro foi escrito pelo Imam Al Bukhari (810 - 870 E.C.). É considerado o livro mais autêntico e confiável depois o Alcorão. Sahih Al Bukhari possui 2.602 hadiths que não se repetem. Foi traduzido para o espanhol em uma versão resumida pelo Sr. Isa Amer Quevedo e foi publicado pela primeira vez em 2003. Em nossas lições, os ahadith de Sahih Al Bukhari são mencionados nas notas de rodapé. A tradução está disponível aqui.
(2) Sahih Muslim
Sahih Muslim foi escrito pelo Imam Muslim (817 - 875 EC). Possui 3.033 ahadith e é considerado o livro mais confiável depois de Sahih Al Bukhari. Foi traduzido para o espanhol por Abdu-Rahman Colombo Al Jerrahi, que terminou seu trabalho em 2006. Em nossas lições, os ahadith de Sahih Muslim são mencionados nas notas de rodapé. A tradução está disponível aqui.
(3) Riiad As-Salihin (Os Jardins dos virtuosos)
Este é um livro do Imam Nawawi (1233 - 1277 EC). É uma coleção de versículos alcorânicos e ahadith, ordenados por temas. Possui cerca de 1.900 ahadith autênticos. Dos três livros mencionados aqui, esse é o mais apropriado para iniciantes. Foi traduzido para o português pelo Prof. Samir El Hayek. A tradução está disponível aqui.
Existem outros livros importantes que contêm muitos ahadith autênticos. Os mais comuns são Abu Dawud, At-Tirmidhi, An-Nasa'i e Ibn Majah, e junto com Al Bukhari e Muslim são chamados Al Kutub As-Sittah (os seis livros). O detalhamento de todos eles está além do escopo desta breve introdução à literatura de hadith.
Uma nota final sobre a leitura do hadith é que não há um único livro que contenha todos os ahadith, mas eles são mencionados em vários livros. É de grande importância que nenhum julgamento seja feito durante a leitura de um hadith, pois é mais do que provável que exista outro hadith em outro livro que o esclareça. No entanto, a leitura das explicações dos ahadith dará ao leitor uma compreensão muito melhor dos conceitos mencionados neles, uma vez que os eruditos que escrevem essas explicações coletam evidências extraídas de vários outros ahadith para esclarecer um em particular. A interpretação de um hadith específico deve ser limitada àqueles que conhecem a religião, assim como no Alcorão. Existem outras coleções, como a Riad Us-Salihin mencionada anteriormente, que, diferentemente de outros livros de hadith, foram escritas para o público em geral e são muito mais fáceis de entender para todos os muçulmanos. Outro bom livro inicial é o chamado Al Arba'un An-Nawawiia (Os quarenta ahadith compilados por An-Nawawi), que menciona alguns dos ahadith mais importantes e básicos do Islam; uma explicação detalhada deles pode ser encontrada aqui.
Lição Anterior: Guia do Alcorão para iniciantes (parte 3 de 3)
Próxima Lição: A importância da oração
- Guia do Alcorão para iniciantes (parte 1 de 3)
- Guia do Alcorão para Iniciantes (parte 2 de 3)
- Guia do Alcorão para iniciantes (parte 3 de 3)
- Guia de Hadith e Sunnah para iniciantes
- A importância da oração
- Pré-requisitos da oração
- Higiene no Islam
- Banho (Ghusl)
- Ablução (Wudu)
- Realizar duas unidades de oração
- Realizar três unidades de oração
- Realizar quatro unidades de oração
- Pontos gerais sobre a oração
- Um dia na vida de um muçulmano (parte 1 de 2): Do despertar ao final da manhã
- Um dia na vida de um muçulmano (parte 2 de 2): Do meio-dia a hora de dormir
- O destino dos não-muçulmanos
- O arrependimento (parte 1 de 3): A porta para a salvação
- O arrependimento (parte 2 de 3): Condições para o Arrependimento
- O arrependimento (parte 3 de 3): Súplicas de Arrependimento
- Podemos ver Allah?
- Preservação da Sunnah (parte 1 de 4)
- Preservação da Sunnah (parte 2 de 4)
- Preservação da Sunnah (parte 3 de 4)
- Preservação da Sunnah (parte 4 de 4)
- Etiquetas islâmicas ao comer (parte 1 de 2)
- Etiquetas islâmicas ao comer (parte 2 de 2)
- Uma explicação simples do maior versículo do Alcorão: Ayatul Kursi
- Passar as mãos sobre as meias, repor as orações e a oração do viajante
- Presságios
- Feitiços e amuletos