Acontecimentos no Dia do Julgamento (parte 1 de 3): Começa o Dia
Descrição: Quando e como o Dia do Julgamento começará.
Por Aisha Stacey (© 2014 NewMuslims.com)
Publicado em 02 Jan 2020 - Última modificação em 24 Feb 2015
Impresso: 60 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 4,172 (média diária:: 2)
Objetivos
·Entender a ordem dos acontecimentos no Dia do Julgamento e reconhecer sua importância.
Termos em árabe
·Hadith – (plural – ahadith) é uma peça de informação ou uma história. No Islam é uma narrativa registrada dos ditos e ações do Profeta Muhammad e seus companheiros.
·Rakah – Unidade de oração.
Antes de podermos examinar os eventos que Allah diz que acontecerão no Dia do Julgamento, devemos nos perguntar exatamente quando esse dia será. E não somos a primeira geração a fazer essa pergunta. O Profeta Muhammad foi perguntado muitas vezes por muitas pessoas sobre quando chegaria esse dia. A resposta agora, apesar de termos feito avanços notáveis em todas as formas de conhecimento, principalmente em tecnologia e ciência, ainda é a mesma. Só Allah sabe quando será a hora que começa o Dia do Julgamento. Quando o anjo Gabriel veio ao Profeta sob o disfarce de um beduíno, uma das perguntas que ele fez foi sobre a Hora. O Profeta Muhammad respondeu que: "Aquele questionado sobre o assunto não sabe melhor que o questionador.”
“Os homens perguntam-te pela Hora. Dize: "Sua ciência está, apenas, junto de Allah." E o que te faz inteirar-te de que a Hora, talvez, esteja próxima?” (Alcorão 33:63)
“Por certo, a Hora está chegando; estou prestes a fazê-la aparecer...” (Alcorão 20:15)
Allah está omitindo de nós a data do Dia do Julgamento. Somente esse versículo deve indicar para nós que isso não é nada menos que uma ocasião importante de proporções gigantescas. Embora não saibamos quando será o Dia do Julgamento, Allah e Seu Mensageiro Muhammad (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) descreveram em detalhes o que acontecerá naquele dia. Nesta e nas duas lições seguintes, descreveremos os eventos do Dia do Julgamento, conforme eles nos são descritos no Alcorão e nos ahadith autênticos.
Tocando a trombeta
O Dia do Julgamento chegará repentinamente à humanidade. Não importa o quão bem informado ou interessado alguém esteja nos sinais que a precedem, seu início será um choque. A trombeta será tocada e as pessoas ouvirão um som tão horrendo que as montanhas e a própria terra se desintegrarão em pó.
“Então, quando se soprar na Trombeta, um só sopro, e forem carregadas a terra e as montanhas, e forem pulverizados, de um só golpe, então, nesse dia, sobrevirá o Acontecimento, o Dia do Juízo.” (Alcorão 69:13-15)
Allah diz que será um único grito, um som longo e contínuo que não cessará até que tudo tenha perecido (Alcorão 38:15). Isso então, será seguido por um segundo toque da trombeta. Eis que Allah nos diz que todos os que já viveram se encontrarão de pé, encarando e chocados com os acontecimentos.
“E soprar-se-á na Trombeta; então, quem estiver nos céus e quem estiver na terra, cairão fulminados, exceto quem Allah quiser. Em seguida, soprar-se-á nela, outra vez: então, ei-los de pé, olhando, estarrecidos!” (Alcorão 39:68)
O posicionamento
A trombeta é tocada, a terra é enrolada como um pergaminho e os mortos ressuscitam. Ossos e partes do corpo se unem, o cérebro começa a funcionar. Verdadeiramente a humanidade foi devolvida a Allah. Toda a humanidade estava morta, aqueles que morreram antes do toque da trombeta e aqueles que morreram no evento cataclísmico que levou a Terra a um avião. O Dia do Julgamento começou. As pessoas estão em grupos, olhando à frente.
“Cada alma experimentará a morte. Em seguida, a Nós sereis retornados.” (Alcorão 29:57)
“ O ser humano supõe que não lhe juntaremos os ossos? Sim! Juntar-lhos-emos, sendo Nós Poderosos para refazer-lhe as extremidades dos dedos.” (Alcorão 75:3-4)
Uma vez que o choque inicial de retornar à vida começa a desaparecer, a realidade da situação começa a surgir. O véu do mundo físico foi removido. As ações que fizemos são estabelecidas para nós vermos. “Então, quem houver feito um peso de átomo de bem o verá, e quem houver feito um peso de átomo de mal o verá.” (Alcorão 99:7,8) Outra promessa de Allah cumprida. Algumas pessoas estão felizes com sua situação, outras começam a tremer de medo.
As ações determinarão a posição da pessoa na fila, mas todos os que aguardam estarão descalços, nus e incircuncisos. Ahadith nos dizem que essa posição de medo e apreensão pode durar até 50 mil anos[1], mas para uma pessoa virtuosa, pode ser tão pouco quanto o tempo necessário para rezar duas rakahs de oração. Os que esperam ficarão assustados, seus corações batendo como tambores em seus peitos e ouvidos. Eles correm como se estivessem em estado de embriaguez e não se importam com ninguém além de si mesmos. Pais, cônjuges e filhos serão esquecidos. Tomados pelo medo, eles começarão a questionar sua situação.
“Ele dirá: 'Senhor meu! Por que me ressuscitaste cego, enquanto, com efeito, era vidente?'" (Alcorão 20:125)
O Profeta Muhammad nos informa que no Dia do Julgamento o sol será trazido próximo à humanidade. O sol estará a apenas uma milha de distância e as pessoas transpirarão de acordo com o nível de suas ações.[2] Para alguns, não haverá necessidade de medo, eles serão sombreados por Allah. Sete tipos de pessoas estarão sombreadas no dia em que não houver sombra. Elas são, um líder justo, uma pessoa cujo coração está ligado à mesquita, uma pessoa criada para obedecer a Allah, duas pessoas que se amam apenas por Ele, uma que mencionou Allah e chorou, uma que deu caridade secretamente, e uma pessoa que foi tentada a cometer um pecado com um membro do sexo oposto, mas resistiu, dizendo que temia Allah. [3]
As pessoas são deixadas de pé, ali em um grande plano aberto, e começam a gritar. "Onde está Allah para nos julgar?"
- Parentalidade no Islam (parte 1 de 2)
- Parentalidade no Islam (parte 2 de 2)
- Pecados maiores no Islam (parte 1 de 2): o que é um pecado maior?
- Pecados maiores no Islam (parte 2 de 2): pecados maiores e como se arrepender deles
- A Peregrinação (Hajj) (parte 1 de 3)
- A Peregrinação (Hajj) (parte 2 de 3)
- A Peregrinação (Hajj) (parte 3 de 3)
- Os Califas Bem Guiados: Abu Bakr (parte 1 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Abu Bakr (parte 2 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Umar ibn Al-Khattab (parte 1 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Umar ibn Al-Khattab (parte 2 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Uthman ibn Affan (Parte 1 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Uthman ibn Affan (parte 2 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Ali ibn AbiTalib (parte 1 de 2)
- Os Califas Bem Guiados: Ali ibn Abi Talib (parte 2 de 2)
- Acontecimentos no Dia do Julgamento (parte 1 de 3): Começa o Dia
- Acontecimentos no Dia do Julgamento (parte 2 de 3): Antes do Julgamento
- Acontecimentos do Dia do Julgamento (parte 3 de 3): Começa o Julgamento
- Juros no Islam (parte 1 de 2)
- Juros no Islam (parte 2 de 2)
- Uma explicação da Surah Al-Asr
- O questionamento no túmulo (parte 1 de 2): A morte não é o fim
- O questionamento no túmulo (parte 2 de 2): sua morada até o Dia do Julgamento
- Os frutos do Taqwa (parte 1 de 2)
- Os frutos do taqwa (parte 2 de 2)
- Uma explicação da Surah Al-Ikhlas
- Os direitos dos vizinhos no Islam (parte 1 de 2): o tratamento amável aos vizinhos
- Os direitos dos vizinhos no Islam (parte 2 de 2): vizinhos - bons e ruins
- Os que terão sombra quando não haverá sombra (parte 1 de 2): a misericórdia de Allah manifestada
- Os que terão sombra quando não haverá sombra (parte 2 de 2): esforçando-se para ficar sob a sombra