Convidar não-muçulmanos para o caminho certo (parte 3 de 3): família, amigos e colegas.
Descrição: Uma breve lista de métodos para ensinar a família e amigos sobre a beleza do Islam, enfatizando sempre agir da melhor maneira.
Por Aisha Stacey (© 2015 NewMuslims.com)
Publicado em 06 Jan 2020 - Última modificação em 10 Feb 2015
Impresso: 63 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 3,716 (média diária:: 2)
Objetivos:
·Entender que chamamos ao Islam transmitindo a mensagem, mas é Allah Quem realmente fornece a orientação.
·Compreender a importância da perseverança e nunca abrir mão da esperança.
Termos em árabe:
·Dawah - Às vezes escrito como Da'wah. Significa chamar ou convidar outras pessoas para o Islam.
·Sunnah -A palavra Sunnah tem vários significados segundo a área de estudo; contudo o significado que geralmente se lhe atribui é: palavras, ações e aprovações do Profeta.
·Du’a - Súplica, oração, peça algo a Allah.
O objetivo de convidar as pessoas para o caminho certo é transmitir a mensagem; não somos responsáveis se eles não se converterem. Como mencionado anteriormente, é Allah que fornece a orientação e o desejo de aceitar o Islam. Lembre-se de que sempre que pretendemos transmitir a mensagem, devemos fazê-lo com sabedoria, fala eloquente e da maneira mais graciosa. Argumentos e discussões acaloradas não são os melhores métodos de dawah.
Quem aceitou o Islam deve transmitir a mensagem aos mais próximos e queridos. Depois que uma pessoa experimenta a doçura da fé, torna-se impossível não desejar isso para todos os membros da família e amigos. Ligar para familiares deve ser a primeira prioridade, mas às vezes pode ser o trabalho mais difícil de todos. Às vezes, quando você é o primeiro membro de sua família a se tornar muçulmano, acaba deixando os outros membros de sua família em um estado de choque; principalmente se eles não cruzam com outros muçulmanos em suas vidas diárias.
Sua família precisa de tempo para aceitar a realidade. Verifique se você possui material de fácil leitura, como panfletos ou livros pequenos. Se você mora com eles, você pode deixar esse material em algum lugar acessível e visível, e pode carregá-lo em sua mala ou carro. As pessoas querem saber isso e aquilo, e às vezes não temos a resposta para tudo. Talvez eles possam procurar informações juntos, lembrando que a ênfase deve sempre ser colocada na Unidade de Allah, o Criador de tudo o que existe.
Sua família e amigos estarão observando você com atenção, e é aí que seu comportamento será da maior importância. Certamente você já abandonou muitas coisas importantes, como álcool, festas, encontros com pessoas do sexo oposto ou carne de porco e seus derivados. No entanto, você também acrescentou muitas pequenas coisas, como atos de benevolência, generosidade, vontade de ajudar, melhores maneiras e desejo de estabelecer laços familiares fortes e inquebráveis. Mostrar bondade e ter altos valores morais é possivelmente a melhor maneira de mostrar a alguém o Islam, é também a melhor maneira de fazer dawah. Você é um exemplo do que é o Islam.
O comportamento do Profeta Muhammad atraiu muitos à religião. Sua amada esposa Aisha descreveu suas características como um exemplo vivo do Alcorão.[1] Ele era gentil e afável com todos, e mesmo seus inimigos não podiam deixar de sublinhar suas excelentes qualidades. Esse é o comportamento que devemos tentar imitar, e quem mais se beneficiará é nossa família e amigos íntimos. Uma boa palavra, um presente, uma ajuda de qualquer tipo, mostrará a beleza do Islam.
Você deve ser particularmente cuidadoso para não se desesperar quando vir sua família ou amigos com um comportamento que agora considera inadequado. Não os abandone por conta de sua maneira de ser; você pode deixar sua empresa se estiverem bebendo álcool ou agindo de forma contrária à religião; pode sair do local ou fugir de tal situação, mas não abandone as pessoas. Convide-as para sua casa e seus eventos, para que possam ver que diversão e felicidade podem ser encontradas sem álcool ou entretenimento desagradável.
Conversas no seu local de trabalho também são uma maneira de divulgar a mensagem do Islam. A distribuição de panfletos provavelmente não vai conquistar nenhum amigo ou influenciar as pessoas, mas suas maneiras e formas de lidar com as pessoas o farão. Lembre-se, no entanto, de que seus colegas provavelmente ficarão tão chocados quanto sua família. Se você se converteu recentemente ao Islam, não espere alardes e parabéns, mas espere curiosidade. Novamente, não dê respostas não qualificadas a coisas que você não tem certeza. A única coisa que você tem certeza é da Unicidade de Allah e Seu direito de ser adorado.
Nunca perca a esperança. Você pode não ver pessoas que gostam de entrar no Islam, e isso pode ser uma decepção, mas é sábio lembrar que é Deus que guia as pessoas para o caminho certo. O papel que você desempenha nesse processo pode ser tão pequeno quanto mostrar um rosto amigável em um dia escuro. A esperança é algo que os muçulmanos têm em abundância; portanto, faça pequenos esforços e muito mais pelas pessoas que você aprecia e pelas pessoas ao seu redor.
Espalhar a mensagem e convidar as pessoas para o caminho certo é o trabalho que todos os mensageiros de Allah realizaram. Cada um chamou seu povo ao Deus Único, Allah. O Profeta Muhammad, por outro lado, foi enviado a toda a humanidade; ele deu boas novas aos crentes de uma imensa recompensa na outra vida, e advertiu os incrédulos de uma punição severa. O Mensageiro de Allah esperava o mesmo de todos aqueles que o seguiram; ele disse: "Se Allah guiar uma pessoa através de você, isso será melhor para você do que possuir camelos vermelhos." [2]
“Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-secom o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente.” (Alcorão 33:21)
Concluindo, vemos que, se seguirmos o Alcorão e a Sunnah do Profeta Muhammad, podemos apresentar o Islam da melhor maneira possível, e não há melhor maneira de fazê-lo.
Lição Anterior: Convidando não-muçulmanos para o caminho certo (parte 2 de 3): primeiro Tawhid
Próxima Lição: Confiar e depender de Allah
- Sinceridade na adoração: O que é Ikhlas? (parte 1 de 2)
- Sinceridade na adoração: Ikhlas vs. Riya (parte 2 de 2)
- Ganancia lícita
- Os companheiros do Profeta Muhammad: Salman Al Farsi
- Os companheiros do Profeta Muhammad: Bilal Ibn Rabah
- Os companheiros do Profeta Muhammad: Ammar Ibn Yassir
- Os companheiros do Profeta Muhammad: Zayd ibn Thabit
- Os companheiros do Profeta Muhammad: Abu Hurayrah
- Termos islâmicos (parte 1 de 2)
- Termos islâmicos (parte 2 de 2)
- Khushu na oração.
- Convidando não-muçulmanos para o caminho certo (parte 1 de 3): transmitindo a mensagem da melhor maneira possível
- Convidando não-muçulmanos para o caminho certo (parte 2 de 3): primeiro Tawhid
- Convidar não-muçulmanos para o caminho certo (parte 3 de 3): família, amigos e colegas.
- Confiar e depender de Allah
- Quem é um bom amigo? (parte 1 de 2)
- Quem é um bom amigo? (Parte 2 de 2)
- Orgulho e arrogância
- As mães dos crentes (parte 1 de 2): Quem são as mães dos crentes?
- As mães dos crentes (parte 2 de 2): Altruísmo e alianças
- Envolvendo-se na comunidade muçulmana
- Ummah: a nação islâmica
- Regras simplificadas do divórcio no Islam (parte 1 de 2)
- Regras simplificadas do divórcio no Islam (parte 2 de 2)
- O papel de um estudioso muçulmano (parte 1 de 2)
- O papel de um estudioso muçulmano (parte 2 de 2)
- Os benefícios de ser muçulmano
- Cidades sagradas; Meca, Medina e Jerusalém (parte 1 de 2)
- Cidades sagradas: Meca, Medina e Jerusalém (parte 2 de 2)