Maus costumes que você precisa se afastar (parte 1 de 2)
Descrição: Duas lições que explicarão uma variedade de maus hábitos do ponto de vista da ética islâmica, dos quais é preciso distanciar-se para ser um ser humano melhor.
Por Imam Mufti (© 2016 NewMuslims.com)
Publicado em 12 Jan 2020 - Última modificação em 25 Jun 2019
Impresso: 80 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 3,820 (média diária:: 2)
Objetivos:
·Aprender sobre 10 maus costumes segundo os ensinamentos do Islam.
Introdução
Como sabemos, há muitos relatos do Profeta Muhammad (que a misericórdia e as bênçãos estejam sobre ele) que enfatizam a excelência de ter bons modos. Parte dos bons modos é renunciar os maus costumes, como:
1.Enganar
Enganar ou fraudar são características depreciáveis que não são dignas de uma pessoa decente. O Profeta disse:
“Quem levantar armas contra nós, não é um de nós, e quem nos enganar, não é um de nós.”[1]
O Islam considera o engano e a fraude como pecados atrozes; eles são considerados uma fonte de vergonha para o culpado de os cometer, tanto neste mundo como no outro. O Profeta não só reprovou essas pessoas, excluindo-as da comunidade muçulmana neste mundo, como também anunciou que:
“Cada traidor terá uma bandeira no Dia da Ressurreição e será dito: Este é o traidor de fulano.” [2]
2.Subornar
Suborno significa dar dinheiro a alguém para ter acesso a algo a que não tem direito. Por exemplo, subornar um juiz para obter um veredito a seu favor, ou subornar um funcionário para que lhe dê preferencia sobre os demais ou para obter outros favores, como assinar um contrato, etc.
O suborno é um grande pecado no Islam, o Altíssimo, disse:
“Não consumais as vossas propriedades em vaidades, nem as useis para subornar os juízes, a fim de vos apropriardes ilegalmente, com conhecimento, de algo dos bens alheios..” (Alcorão 2:188)
Allah e seu Mensageiro amaldiçoaram quem suborna e quem aceita suborno.[3]
3.Inveja
A inveja é uma das emoções mais destrutivas que um ser humano pode ter em relação ao próximo. Faz você desejar mal aos outros e ser feliz quando uma desgraça acontece com eles. O Profeta advertiu contra a inveja, comparando-a com o fogo que queima completamente a madeira.
A inveja é uma doença e causa a impureza no coração. Quando perguntaram ao Mensageiro de Allah: "Quem são as melhores pessoas?", ele respondeu: "Aquele que tem um coração limpo e uma língua sincera." Eles perguntaram: "Entendemos uma língua sincera, mas o que significa um coração limpo?"; ele respondeu: "É o coração de quem é piedoso, puro e livre do pecado, das transgressões, do ódio e da inveja."[4]
4.Calunia e difamação
Allah disse:
“Ó fiéis, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. Não vos espreiteis, nem vos calunieis mutuamente. Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa.” (Alcorão 49:12)
Abu Dharr (que Allah esteja satisfeito com ele) perguntou uma vez ao Profeta Muhammad: "Oh Mensageiro de Allah, o que é a murmuração?" ele respondeu:"É mencionar de seu irmão o que ele detesta." Abu Dharr disse: "Oh Mensageiro de Allah, e se o que se menciona é um traço do que ele possui?", ele respondeu: "Se o que foi dito é verdade, foi dito pelas costas; e se não é verdade, haverá caluniado."
5.Fofoca
A fofoca é perigosa e prejudicial, pode destruir a formação e a moralidade de uma sociedade. As pessoas espalham fofoca por muitas razões, por exemplo, para se sentirem superiores (sentem-se melhor se alguém é pior do que eles), por ciúme, para se encaixar em um grupo, para atrair atenção (eles se tornam o centro da atenção por alguns momentos), por vingança e até mesmo por puro tédio (uma mente ociosa é um local de trabalho para o demônio).
Devemos recordar sempre que somos responsáveis pelos nossos atos perante Allah. Allah disse:
“Ó fiéis, quando um ímpio vos trouxer uma notícia, examinai-a prudentemente, para não prejudicardes ninguém, por ignorância, e não vos arrependerdes depois.” (Alcorão 49:6)
6.Mentir
A mentira é tão abominável que todos os seres humanos a rejeitam. O Profeta disse:
“A pessoa mente continuamente, até que Allah a considera uma mentirosa habitual.”[5]
O amigo mais próximo do Profeta e seu sucessor imediato, Abu Bakr As-Siddiq (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:
“Cuidado com a mentira, por que a mentira se opõe à fé (verdadeira).”[6]
E a filha de Abu Bakr, Aisha, (que Allah esteja satisfeito com ela), que era a amada esposa do Profeta, mencionou:
“Não havia traço mais abominável para o Mensageiro de Allah (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) do que a mentira.”[7]
7.Levantar suspeitas
“Cuidado com a suspeita, pois a suspeita é a maior falsidade. Não tenteis encontrar faltas entre vós, não vos espieis uns aos outros, não luteis uns com os outros, não vos invejeis uns aos outros, não vos irriteis uns com os outros, não vos desvieis uns dos outros e sede servos de Allah, irmãos uns dos outros, como vos foi ordenado.”[8]
Os males como a suspeita, buscar falhas nos demais, a inveja e o abandono são males que destroem a comunidade com danos maiores do que qualquer inimigo pode infringir.
8.Buscar falhas nos outros
Algumas pessoas têm uma personalidade polêmica. "Me oponho", "é sua culpa" e "você é o responsável" são algumas de suas frases favoritas.
Uma das maiores fraquezas do comportamento do ser humano é a ignorância das suas próprias falhas. Muitas vezes, tendemos a concentrar nossos esforços em encontrar falhas nos outros, mas nos esquecemos de nós mesmos. O Profeta disse:
“Um crente não busca as faltas e não é abusivo nem obsceno, nem amaldiçoa.”[9]
9.Fazer dano verbal ou físico aos outros
O Profeta definiu o verdadeiro muçulmano como aquele que evita prejudicar a outros muçulmanos com sua língua (palavras) e sua mão (ações):
‘Perguntei ao Mensageiro de Allah: 'Quem é o melhor entre os muçulmanos?'. Ele disse: 'Aquele cuja língua e mãos os muçulmanos estão a salvo.'”[10]
Como regra geral, os muçulmanos não devem fazer dano a outras pessoas. O Profeta Muhammad disse:
“Não devem se prejudicar nem se ferirem mutuamente.”[11]
Deveríamos ser especialmente cuidadosos na hora de proteger aos membros de nossa própria comunidade, porém o princípio não se limita unicamente aos muçulmanos, mas se aplica a toda a humanidade, inclusive aos animais.
10.Ser orgulhoso
O Profeta disse: "Allah me revelou que todos vocês devem ser humildes uns com os outros de tal maneira que ninguém transgrida ou se considere superior aos outros.”[12]
Infelizmente, agora consideramos um sinal de auto-confiança orgulharmo-nos de nós mesmos. Tudo o que você tem é porque Allah lhe deu ou permitiu tê-lo, seja inteligência, aparência, riqueza, linhagem, fé, caráter ou qualquer outra coisa.
Se alguém pensa que tem trabalhado duro e que conseguiu algo por seus próprios méritos, deveria olhar para todos aqueles que também trabalham duro, mas não atingem seus objetivos. Se você estudou muito e se destacou, quem lhe deu tempo para estudar e se destacar?
Lição Anterior: Milagres do Profeta Muhammad (parte 2 de 2)
Próxima Lição: Maus costumes que você precisa se afastar (parte 2 de 2)
- As orações: Nível avançado (parte 1 de 2)
- As orações: Nível avançado (parte 2 de 2)
- O Propósito da Vida
- Por que e como aprender o Alcorão (parte 1 de 2)
- Por que e como aprender o Alcorão (parte 2 de 2)
- Milagres dos profetas
- Carne do Povo do Livro (parte 1 de 2)
- Carne do Povo do Livro (parte 2 de 2)
- Dhikr (Recordação de Allah): Significado e bênçãos (parte 1 de 2)
- Dhikr (Recordação de Allah): Significado e bênçãos (parte 2 de 2)
- Intercessão no Dia do Juízo (parte 1 de 2)
- Intercessão no Dia do Juízo (parte 2 de 2)
- Virtudes do Alcorão (parte 1 de 2)
- Virtudes do Alcorão (parte 2 de 2)
- Bons modos (parte 1 de 2)
- Bons modos (parte 2 de 2)
- A idade de Ouro Islâmica (parte 1 de 2)
- A idade de Ouro Islâmica (parte 2 de 2)
- As redes sociais no Islam
- Ócio, diversão e entretenimento
- Astrologia e adivinhação
- Milagres do Profeta Muhammad (parte 1 de 2)
- Milagres do Profeta Muhammad (parte 2 de 2)
- Maus costumes que você precisa se afastar (parte 1 de 2)
- Maus costumes que você precisa se afastar (parte 2 de 2)
- Os benefícios espirituais do jejum e da caridade
- A interpretação de sonhos
- Biografia detalhada do Profeta Muhammad: O período em Meca (parte 1 de 3)
- Biografia detalhada do Profeta Muhammad: O período em Meca (parte 2 de 3)
- Biografia detalhada do Profeta Muhammad: O período em Meca (parte 3 de 3)