A Ablução (Wudu)
Descrição:
Por NewMuslims.com
Publicado em 12 Dec 2019 - Última modificação em 03 Dec 2018
Impresso: 91 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 9,956 (média diária:: 6)
5
Pré-requisitos
·Como fazer a oração para iniciantes (2 Partes).
Objetivos
·Compreender as virtudes da ablução (wudu).
·Na primeira lição aprendemos o básico da ablução (wudu). Nesta lição, descreveremos como se realiza a ablução com um pouco mais de detalhe, e mencionaremos os ahadith dos quais deriva esse método.
Termos em árabe
·Nafl – Um ato voluntário de adoração.
·Hadith - (plural: ahadith): É um relato ou uma história. No Islam refere-se a um registro narrativo dos ditos e ações do Profeta Muhammad e de seus companheiros.
·Wudu – Ablução.
As virtudes da ablução
Pela absoluta graça de Allah, Ele nos ordena cumprir com certas obrigações e também nos recompensa pelo seu cumprimento. Existem muitas virtudes associadas ao ato de realizar a ablução: do perdão dos pecados à uma marca de reconhecimento no Dia do Juízo Final. Em seguida apresentam-se os exemplos dos ahadith que mencionam essas virtudes.
(1) O Mensageiro de Allah (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:
“Quando um muçulmano ou um crente realiza a ablução e lava o rosto, cada pecado menor que tenha cometido por olhar para o que não devia é também lavado com a água [ou "com a última gota da água"]. Quando lava as mãos, cada pecado que as suas mãos tenham cometido, é também lavado com a água [ou "com a última gota da água"]. Quando lava os pés, cada pecado para o qual se procedeu é também lavado com a água [ou "com a última gota da água"] até que termine puro e livre de pecados...” (Muslim)
(2) O Mensageiro de Allah disse:
"Querem que vos informe sobre um ato através do qual Allah apaga os pecados e eleva os graus? Eles (os seus sahabah) disseram: 'Claro que sim, ó Mensageiro de Allah.' Ele disse: 'Ser cuidadoso com a ablução perante circunstâncias difíceis, caminhar muito até à mesquita, e esperar pela oração seguinte após terminar a oração anterior. Isso é ribat[1].'" (Sahih Muslim)
(3) O Mensageiro de Allah passou por um cemitério e disse:
"Que a paz esteja convosco, morada dos crentes, e em breve nós também, se Allah quiser, iremos nos juntar a vós. Amo ver os meus irmãos.
Eles (os sahabash disseram: 'Não somos nós os teus irmãos, ó Mensageiro de Allah?'
Ele disse: 'Vocês são os meus companheiros; os nossos irmãos são aqueles que ainda não vieram a este mundo.'
Eles disseram: 'Ó Mensageiro de Allah, como é que reconhecerás essas pessoas da tua nação [no Dia do Juízo Final] que ainda não nasceram?'
Ele respondeu: 'Suponham que um homem tem cavalos com manchas brancas nas suas testas e pernas entre outros cavalos todos de cor preta. Digam-me, ele não reconheceria os seus próprios cavalos?'
Eles disseram: 'Certamente que sim, ó Mensageiro de Allah.'
Ele disse: 'Eles [os que ainda não vieram ao mundo] virão com rostos, braços e pernas brancas, por causa da ablução, e chegarei antes que eles à Cisterna. Algumas pessoas serão expulsas da minha Cisterna como se expulsa um camelo perdido. Gritarei: ‘Venham, venham!’ Então ser-me-á dito: ‘Essas pessoas mudaram [a prática religiosa com heresias] depois de ti'; e eu direi: ‘Afastem-se, afastem-se.’” (Sahih Muslim)
No Dia do Juízo Final, a nação muçulmana irá se distinguir de outras nações pelas partes dos seus corpos que lavavam para ablução, das quais emanará luz:
“O meu povo será chamado no Dia do Juízo Final e se apresentará com rostos, braços e pernas resplandecentes devido ao efeito da ablução.” (al-Bukhari)
O modo de realizar a ablução
Allah, Glorificado seja, disse no Alcorão:
“Ó fiéis, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até os cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e lavai os pés, até os tornozelos.” (Alcorão 5:6)
O Profeta Muhammad também disse:
“Allah não aceita nenhuma oração sem que seja feita num estado de pureza.” (Muslim)
O Profeta ensinou-nos, de forma prática, como realizar a ablução, pois ele foi enviado para explicar a revelação do Alcorão. Em seguida, apresenta-se um guia passo a passo que explica exatamente o que se deve lavar e como se deve lavar, compilado de vários textos de ahadith.
(1) Deve ter a intenção de se purificar de um estado de impureza ritual[3]. Isso significa que se deve realizar o wudu com a consciência de que se está a entrar num estado de pureza ritual. Essa intenção faz-se no coração e não deve ser pronunciada.
(2) Começar com o nome de Allah, dizendo "Bissmillah".
(3) Lavar as mãos três vezes cada uma. Deve-se sempre começar pela direita quando se lavam as partes do corpo.
(4) Enxaguar a boca três vezes, gargarejando; depois, lavar o nariz três vezes, aspirar água com o nariz e exalar. Usar a mão esquerda para remover a água do nariz.
(5) Lavar o rosto três vezes, desde a linha do cabelo até o queixo e à mandíbula, e de orelha a orelha. O homem deve molhar o pelo da sua barba, pois esta faz parte do seu rosto. Se o pelo da sua barba for escasso, deve lavá-lo por dentro e por fora; e se a sua barba for espessa, deverá apenas lavá-la à superfície e passar os seus dedos molhados por entre os pelos.
(6) Em seguida, lavar as mãos e os braços até os cotovelos três vezes, começando pela ponta dos dedos, incluindo as unhas, até os cotovelos incluindo-os também. É crucial remover qualquer coisa agarrada às mãos antes de lavá-las, tais como a massa, o barro, o verniz das unhas, e qualquer outra coisa que possa impedir a água de alcançar a pele.
(7) Esfregar a cabeça e as orelhas uma só vez com água limpa, e não com o resto da água que se lavou os braços. A forma de lavar a cabeça é colocar as mãos molhadas sobre a testa e passá-las sobre o cabelo e a cabeça até alcançar a nuca e depois trazê-las de volta ao lugar onde se iniciou. Algumas pessoas esfregam a parte de trás dos seus pescoços, isso é algo que se introduziu na prática dos muçulmanos de alguns países e não deve ser feito, pois o Profeta não nos ensinou a fazê-lo. Em seguida, com os dedos indicadores, limpar o interior das orelhas e, com os polegares, limpar a parte de trás das orelhas. Quanto ao cabelo comprido, independentemente se estiver solto ou amarrado, não é obrigatório esfregá-lo na sua totalidade, mas somente da testa até a nuca, como se descreveu anteriormente.
(8) Em seguida, lavar os pés três vezes, desde a ponta dos dedos até os tornozelos.
(9) Deve-se manter a ordem correta ao lavar as partes do corpo e deve-se fazê-lo de forma contínua, sem dar pausas muito longas entre cada parte.
As partes do corpo que mencionamos lavar três vezes podem ser lavadas duas vezes ou apenas uma vez; porém as que mencionamos lavar uma só vez (a cabeça e as orelhas) devem ser lavadas somente uma vez e não mais do que isso.
A forma de fazer wudu é a mesma para os homens e as mulheres. Visto que a maioria de vocês provavelmente trabalha, é uma boa ideia aprender como passar as mãos sobre as meias, para evitar o problema de ter que tirá-las no trabalho. Consiste basicamente em molhar as mãos e passá-las por cima das meias calçadas (a parte do pé e não a das pernas). Pode aprender mais sobre isto aqui.
A evidência para essa forma de fazer a ablução é o hadith sobre Ali:
“Depois da oração do Fajr, Ali entrou e sentou-se no terraço, e em seguida disse para um rapaz: ‘Traz-me alguma água para fazer a ablução.’ O rapaz trouxe-lhe uma bacia e um recipiente. ‘Abd Khair disse: ‘Estávamos sentados a observá-lo.’Em seguida disse: 'Ele segurou a bacia com a sua mão direita e derramou (a água) sobre a sua mão esquerda, e então lavou as mãos até os pulsos. Depois voltou a segurar a bacia com a mão direita e derramou a água sobre a sua mão esquerda, e lavou as mãos até os pulsos. Ele nunca colocou as suas mãos dentro do recipiente até tê-las lavado três vezes.
Logo depois, colocou a mão direita no recipiente e lavou a boca e o nariz três vezes, expulsando a água no seu nariz com a ajuda da sua mão esquerda.
Lavou o rosto três vezes, a mão direita até o cotovelo três vezes, e depois a mão esquerda até o cotovelo três vezes.
Seguidamente, colocou a mão direita no recipiente até submergi-la na água, tirou-a e lavou a mão esquerda com o resto da água que tinha sobrado, depois lavou a cabeça com ambas as mãos uma única vez.
Derramou água com a mão direita sobre o pé direito três vezes lavando-o com a mão esquerda; em seguida, derramou água com a mão direita sobre o pé esquerdo três vezes, lavando-o também com a mão esquerda.
Depois colocou a mão no recipiente, tomou um pouco de água nas suas palmas e bebeu. E disse: ‘Foi assim que o Profeta de Allah fez ablução. Quem quiser ver o modo como ele fazia a ablução, então aqui está.’” [Sahih Ibn Hibban]
Com o tempo, você poderá aprender estas súplicas que o Profeta costumava dizer e recomendou-nos fazer depois da ablução (wudu).
1.“Ash-hadu an la ilaha illa Allah, wahdahu laa sharika lah, wa ash-hadu anna Muhammadan abduhu wa rasuluh.”
“Eu testemunho que ninguém tem o direito de ser adorado senão Allah, o Único, sem parceiros; e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro.”
2.“Allahumma j’alni min at-tawwabina waj-alni min al-mutatahhirin.”
“Ó Allah faça com que eu seja um dos que não cessam de se voltar arrependidos para Ti, e um dos que não cessam de se purificar.”
3.“Subhanak Allahumma wa bihamdik, ash-hadu an la ilaha illa ant, astaghfiruka wa atubu ilaik.”
“Quão perfeito és Tu ó Allah, e eu O louvo, e testemunho que ninguém tem o direito de ser adorado senão Tu, busco o Teu perdão e volto-me arrependido para Ti.’
Notas de rodapé:
[1] Ribat é um termo que geralmente significa "proteger" as fronteiras da nação islâmica de um ataque inimigo, o que tem uma grande recompensa no Islam.
[2] A Cisterna, ou Hawd no árabe, é uma cisterna da qual o Profeta dará de beber aos seus seguidores um tipo de água tão branca como o leite no Dia do Juízo Final, depois do qual nunca mais terão sede.
[3] Este é o estado em que entra uma pessoa depois de ter urinado, defecado, etc.
Lição Anterior: A etiqueta do banho ritual (ghusl)
Próxima Lição: A oração para iniciantes (parte 1 de 2): Antes de rezar
- Vamos conhecer Muhammad (parte 1 de 2)
- Vamos conhecer Muhammad (parte 2 de 2)
- A Preservação do Sagrado Alcorão
- A importância da oração (Salah)
- A etiqueta do banho ritual (ghusl)
- A Ablução (Wudu)
- A oração para iniciantes (parte 1 de 2): Antes de rezar
- A oração para iniciantes (parte 2 de 2): Uma descrição da oração
- Os benefícios espirituais da oração
- Benefícios médicos da oração
- As etiquetas ao se fazer as necessidades fisiológicas
- A menstruação
- Introdução ao código alimentar no Islam
- Um introdução à família muçulmana (parte 1 de 2)
- Um introdução à família muçulmana (parte 2 de 2)
- O amor de Deus e como alcançá-lo (parte 1 de 2)
- O amor de Deus e como alcançá-lo (parte 2 de 2)
- Introdução ao Jejum
- Como jejuar
- O Eid e o final do Ramadan
- Onde está Allah?
- Abraão (parte 1 de 2)
- Abraão (parte 2 de 2)
- Exegese simples da Surah Al-Fatiha
- Exegese simples de três surahs curtas do Alcorão