Carregando...

Onde está Allah?

Avaliação:

Descrição: A resposta para a questão sobre a presença de Allah, apoiada pela evidência de que Ele está, de fato, acima dos céus e acima de Sua criação.

Por Imam Mufti

Publicado em 10 Dec 2019 - Última modificação em 25 Jun 2019

Impresso: 67 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 4,743 (média diária:: 3)


Objetivos

·Compreender o atributo divino de ‘uluw’ e seu significado.

·Compreender a importância desse atributo.

·Aprender as cinco evidências.

· Saber que a crença nesse atributo não significa pensar que Allah está separado de Sua criação.

Termos em árabe

·Sunnah - A palavra Sunnah tem vários significados segundo a área de estudo; contudo o significado que geralmente se lhe atribui é: palavras, ações e aprovações do Profeta.

·Salah - Palavra árabe para indicar a conexão direta entre o crente e Allah. Mais especificamente, no Islam, refere-se às cinco orações diárias obrigatórias e é o ato de adoração mais importante.

O Misericordioso Criador descreve a Si mesmo no Alcorão, e o Profeta descreveu seu Senhor na Sunnah, porque o intelecto humano é limitado e não pode compreender o alcance infinito do divino. Allah nos diz o que é necessário que saibamos Dele, ajudando-nos a prevenir qualquer confusão sobre Seu Ser, Suas ações e Sua localização. Depois de tudo, como podemos amar quem não conhecemos? Então, o Alcorão e a Sunnah nos indicam tudo o que necessitamos saber para adorar a nosso Criador. O atributo divino de ‘Uluw, (elevação ou transcendência) é o tema desta lição .

Significado e importância

O atributo divino ‘Uluw significa que Allah está por cima de Sua criação, nada está acima d'Ele. Allah não está dentro de Sua criação nem é parte de Sua criação. A criação não pode abraçá-Lo. O Criador está completamente separado da Sua criação e é distinto dela.

Antes do Islam, os hindus acreditavam que Deus residia em animais, seres humanos e incontáveis ídolos. A tradição judaica afirma que Deus desceu à terra em forma humana e lutou com o Profeta Jacó, que o derrotou (Gênesis 32:24-30). Os cristãos alegam que Deus se fez carne e veio à terra na forma de um homem que devia ser crucificado. Alguns hereges trouxeram tais ideias ao Islam; por exemplo, Hallaj, um extremista mistico, declarou abertamente que ele e Allah eram um. Essas idéias desviadas se estenderam tanto, que se alguém pergunta aos muçulmanos hoje em dia: "Onde está Allah?", eles responderão que está em toda parte.

O principal perigo dessa ideia é que abre a porta para a adoração das criaturas. Se Deus está em todas as partes, significa que Ele está em Sua criação também. Se isso é verdade, por que não adorar então a mesma criação? Assim se torna bastante fácil que as pessoas digam que Deus está nelas, e que aceitem ser adoradas. Deste modo, numerosos reis, indivíduos ordinários, como os faraós do Egito e Jesus foram adorados, ainda que Jesus não tenha aceitado ser adorado por seus seguidores.

A evidência

Allah não está em todos os lugares. Temos cinco evidências básicas disto:

(1) O Islam afirma que o ser humano nasce com certas tendências que não são resultados do seu ambiente. Os seres humanos nascem com um instinto natural de que há um Criador que está separado e por cima de Sua criação . A mera ideia de que Deus esteja em lugares imundos, que seria a consciência natural de que Deus esteja em toda parte, é repulsiva para a natureza humana.

(2) O salah deve ser realizado em um lugar sem imagens nem estátuas. O muçulmano é proibido de se inclinar ou se prostrar em adoração a qualquer criatura. Se Allah estivesse em todos as partes ou em todos os seres, as pessoas poderiam adorar a si mesmos ou a outros seres.

(3) Dois anos antes do Profeta (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) migrar de Meca para Medina, ele foi levado em uma viagem milagrosa de Meca para Jerusalém, e de Jerusalém ele ascendeu acima dos sete céus para encontrar Allah. Allah falou diretamente com o Profeta Muhammad. Se Allah estivesse presente em todos os lugares, não teria sido necessário que o Profeta ascendesse acima dos sete céus.

(4) Muitos versículos do Alcorão nos dizem que Allah está acima da Sua criação.

O Alcorão nos diz que os anjos ascendem até Allah:

“Logo (tudo) ascenderá a Ele, em um dia cuja duração será de mil anos, de vosso cômputo.” (Alcorão 32:5)

As orações também ascendem até Allah:

“Até a Ele ascendem as puras palavras e as nobres ações.” (Alcorão 35:10)

Allah descreve a Si mesmo como estando por cima de Suas criaturas:

“Temem ao seu Senhor, que está acima deles.” (Alcorão 6:18, 61)

Allah se descreve a Seus adoradores:

“Temem ao seu Senhor, que está acima deles.” (Alcorão 16:50)

Um dos belos nomes de Allah é "al-Ali" que significa "O mais Elevado", nada está por cima d'Ele.

(5) Um companheiro do Profeta (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), chamado Ibn Al Hakam, teve uma escrava que cuidava de suas ovelhas. Um dia, foi vê-la e descobriu que o lobo tinha comido uma das ovelhas do rebanho que ela estava cuidando. Quando ele percebeu isso, ficou muito irritado e bateu na cara dela, porém logo se arrependeu de ter feito isso. Foi, então, perante o Mensageiro de Allah e contou-lhe o que tinha acontecido; então o Profeta pediu que a trouxesse à sua presença.

Quando ela chegou, o Profeta perguntou-lhe: "Onde está Allah?"; ela respondeu: "Acima do céu". O Profeta perguntou-lhe: "Quem sou eu?" e ela disse: "Tu és o Mensageiro de Allah. Ele disse: "Liberte ela, porque ela é uma crente"[1].

Aqui, o Profeta confirmou a afirmação da escrava de que Allah estava acima do céu. Se não fosse assim, o Profeta teria refutado, assim como refutou outras falsas crenças.

Allah está separado de Sua criação?

O fato de que Allah está separado de Sua criação não significa que Ele está isolado dela. Ele está ciente de tudo o que acontece no universo, nada escapa à Sua visão, audição, poder e capacidade. As seguintes ayahs são compreendidas neste contexto:

“Porque estamos mais perto dele do que a (sua) artéria jugular.” (Alcorão 50:16)

“E sabei que Deus intercede entre o homem e o seu coração.” (Alcorão 8:24)

Estas ayahs não significam que Allah está dentro do ser humano; significam que nada escapa à sabedoria de Allah, Ele conhece os assuntos mais íntimos do ser humano, pois Allah diz em outra ayah do Alcorão:

“Ignoram, acaso, que Deus sabe tanto o que ocultam, como o que manifestam?” (Alcorão 2:77)

Em resumo, baseado no Alcorão e na Sunnah, Allah está acima do universo de uma maneira proporcional à Sua magnificência; a criação não está dentro d'Ele nem Ele está contido na criação. No entanto, Ele é Consciente e Todo-Poderoso em Sua sabedoria, poder e capacidade de agir dentro de cada uma das partículas do universo.

Comment



Notas de rodapé:

[1] Sahih Muslim

Teste e Navegação Rápida
Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: Onde está Allah?

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.