Carregando...

A importância da oração (Salah)

Avaliação:

Descrição: Uma breve análise sobre a importância da oração para quem entrou recentemente no Islam.

Por Imam Mufti

Publicado em 12 Dec 2019 - Última modificação em 25 Jun 2019

Impresso: 67 - Enviado por E-mail: 0 - Vizualizado: 5,175 (média diária:: 3)


Objetivos

·Compreender a importância de cumprir com as orações.

·Entender a dimensão espiritual das orações.

Termos em árabe

·Zakah - caridade obrigatória.

·Salah - a palavra árabe que indica a relação direta entre o crente e Allah. Mais especificamente, no Islam refere-se às cinco orações diárias formais e é a mais importante forma de adoração.

·Mi’raj - a ascensão do Profeta Muhammad aos céus.

A oração ritual (salah[1]) é o pulso da adoração islâmica, é a expressão viva do Islam. Mantém o muçulmano em contato permanente com Allah. A recitação do Alcorão, a sagrada escritura do Islam, é um elemento inseparável da oração. Nela, o indivíduo encontra a expressão mais pura dos elementos essenciais do Islam. Sendo um ato de devoção ritual a Allah, apresenta duas vertentes: a prescrição legal e a dimensão espiritual. Nesta lição analisaremos a última.

O primeiro dever sobre uma pessoa ao tornar-se muçulmana é o cumprimento das orações. As orações são obrigatórias sobre todos os muçulmanos, homens e mulheres, cinco vezes ao dia ao longo das suas vidas a partir do momento em que declaram o Islam. A oração (salah) é o segundo pilar do Islam, depois dos dois testemunhos de fé. Quer seja rico ou pobre, saudável ou doente, um viajante ou um residente, o muçulmano deve rezar.[2] Todos os muçulmanos devem conhecer as regras e os regulamentos corretos da oração, e rezar cinco vezes ao dia. Aprender e cumprir com as orações deve ser a primeira prioridade de todo o muçulmano novo. Se você é novo no Islam, pode ser que seja estranho e intimidante incorporar uma nova prática religiosa feita numa linguagem desconhecida, porém brevemente com paciência e a ajuda de Allah tornar-se-á parte da sua vida. Para um muçulmano a oração é tão importante quanto respirar, e não é assim tão difícil quanto possa parecer!

A oração gira em torno de três realidades supremas na vida de um muçulmano: Allah, o Seu Profeta, e a comunidade de crentes. Allah é constantemente louvado, glorificado, agradecido, e mencionado na oração (salah). Um muçulmano volta-se para Allah interiormente e exteriormente. O método da oração é a do Profeta, que também é mencionado. Por último, a oração vincula o indivíduo com a comunidade dos crentes, principalmente quando realizada na mesquita com a congregação local.

A oração (salah) é considerada o mais importante ato de adoração prescrito para os seres humanos. É a "espinha dorsal" da prática religiosa do muçulmano. Sem a espinha dorsal, o corpo humano entraria em colapso. Semelhantemente, sem a oração a prática islâmica de um indivíduo desmoronaria. O próprio Profeta comparou a oração a uma espinha dorsal:

“A cabeça de todos os assuntos é o Islam, a sua espinha é a oração (salah)…” (Al-Tirmidhi, ibn Majah)

Ressaltando a sua importância, o Profeta disse:

“Entre uma pessoa e a incredulidade está o abandono da oração (salah).”[3]

Isso significa que se uma pessoa deixa de rezar completamente, ela cai na descrença.

Existem vários outros pontos que enfatizam a importância da oração (salah), dentre eles os seguintes:

- O Profeta no seu leito de morte aconselhou os muçulmanos a prestarem atenção ao salah.[4]

- Foi o primeiro ato de adoração que se prescreveu aos muçulmanos, e tornou-se obrigatório em Meca antes da migração para Medina. A caridade obrigatória (Zakat[5]), o jejum, e a peregrinação foram prescritos em Medina.

- O primeiro assunto pelo qual seremos interrogados no Dia do Julgamento será a oração:

“O primeiro assunto de que seremos interrogados no Dia do Julgamento será a oração (salah). Se as orações estiverem bem, todo o resto das suas ações também estarão bem, porém se as orações estiverem mal, todas as suas ações estarão mal.”[6]

- Abraão suplicou ao seu Senhor que lhe concedesse descendentes que cumprissem com as orações:

“Senhor meu! Faze-me cumpridor da oração e, também, uma parte de minha descendência. Senhor nosso! E aceita minha súplica!” (Alcorão 14:40)

O Alcorão está cheio de mandamentos que enfatizam a importância da oração. A oração foi-nos divinamente transmitida de dois modos. Primeiro, o próprio Allah prescreveu-a ao Profeta Muhammad (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando ele ascendeu aos céus numa viagem conhecida como a Mi'raj (a Ascensão). O mandamento para a oração (salah) não foi trazido por um anjo ao Profeta, mas sim o Profeta foi levado aos céus, e Allah se dirigiu diretamente a ele com essa obrigação. Segundo, o grande anjo Gabriel desceu para ensinar ao Profeta as cinco orações e os seus tempos.



Notas de rodapé:

[1] Salah: As ações e as palavras prescritas ditas entre o pronunciamento de "Allahu Akbar" e terminadas com "as-salamu ‘Alaykum".

[2] Os requerimentos são flexíveis para o doente e o viajante. A mulher na menstruação é isenta da oração. Iremos aprender acerca disso mais tarde, se Deus quiser.

[3] Sahih Muslim.

[4] Conforme citado pelo Imam Ahmad, An-Nisai, e Ibn Majah.

[5] Caridade obrigatória requerida de muçulmanos capazes.

[6] Tabarani #???

Teste e Navegação Rápida
Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: A importância da oração (Salah)

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.