Carregando...

O testemunho de fé

Avaliação:

Descrição: O testemunho de fé é de longe o aspecto mais importante da religião islâmica, sobre o qual toda a religião é construída. Esta lição fornece informações sobre sua importância e significado.

Por Imam Mufti

Publicado em 22 Nov 2019 - Última modificação em 25 Jun 2019

Impresso: 234 - Enviado por E-mail: 3 - Vizualizado: 12,125 (média diária:: 7)


Objetivos

·Compreender a importância do testemunho de fé.

·Compreender o significado do testemunho de fé.

Termos em árabe

·Shahadah - Testemunho de fé.

·Allah - Allah, um dos nomes de Deus.

·Tawhid - Atribuir unicidade e singularidade a Allah e descrevê-Lo como sendo Um e Único, Seus nomes e atributos e Seu direito de ser adorado.

Introdução

O núcleo da religião Islâmica é a declaração de duas frases:

(i) La ilaha illa Allah (que significa: "Não há divindade digna de adoração exceto Allah")

(ii) Muhammad rasulu Allah (que significa: "Muhammad é o Mensageiro de Allah")

Essas duas frases são conhecidas como Shahadah, ou Testemunho de Fé. Pela crença e declaração dessas duas frases, a pessoa entra no caminho do Islam. É a crença central que um crente mantém ao longo de sua vida e é a base de todas as suas crenças, adoração e existência neste mundo.

Todo muçulmano, incluindo alguém novo no Islam, deve entender o significado dessas duas frases e tentar viver sua vida de acordo com elas.

A importância do testemunho de fé

O testemunho de fé é de longe o aspecto mais importante da religião Islâmica e sobre o qual toda a religião é construída. O Islam é a única religião verdadeiramente monoteísta, enfatizando que nenhuma adoração deve ser direcionada a alguém que não seja Allah. É um estilo de vida em que a pessoa obedece e segue as ordens de Allah e de ninguém mais.

O testemunho de fé (Shahadah) nos lembra de nosso propósito na vida, que é a adoração exclusiva a Allah. Allah diz no Alcorão:

“E não criei os jinns e os humanos senão para Me adorarem." (Alcorão 51:56)

A mensagem da Unicidade de Deus (Tawhid) encontrada no testemunho não era exclusiva da mensagem do Profeta Muhammad (que a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Essa foi a mensagem universal de todos os profetas de Allah. Desde os primórdios da humanidade, Allah enviou mensageiros para todos os povos e nações, instruindo-os a adorar somente a Ele e a rejeitar todas as falsas divindades. Allah diz:

“Enviamos para cada povo um mensageiro(com a ordem): Adorai a Deus e afastai-vos do sedutor!” (Alcorão 16:36)

O significado de La ilaha illa Allah

O significado de cada palavra na frase é:

La: Não há; ilaha: deus (divindade); illa: exceto; Allah: Allah (Deus)

E, portanto, o significado literal desta frase é "Não há deus (divindade), exceto Allah"

Primeira parte dessa frase: Rejeição

"Não existe deus (divindade)" ... Aqui, deus com um "d" minúsculo, é algo que é adorado. Muitas pessoas tomaram coisas da criação como seus deuses e divindades, mas todas são falsas e erroneamente adoradas, pois não têm o direito de serem adoradas ou merecem tal adoração. Essa rejeição se estende a todas as superstições, ideologias, estilos de vida ou qualquer figura de autoridade que proclama a devoção divina.

Algumas pessoas imaginam que o Reino Divino de Deus seja como reinos terrenos. Assim como um rei tem muitos ministros e associados de confiança, elas imaginam "santos"e divindades menores como nossos intercessores de Deus. Os tomam como agentes através dos quais Deus é abordado. Na verdade, não há intercessores no Islam, nem qualquer classe de clérigos a quem se deva "confessar" seus pecados para serem perdoados. Um muçulmano ora direta e exclusivamente a Deus. Também rejeitamos práticas supersticiosas, como astrologia, leitura de mãos, amuletos da sorte e adivinhação.

Segunda parte da frase: Afirmação

"Exceto Allah" ... Depois de negar o direito de qualquer criação ser adorada, o testemunho afirma a divindade de maneira única e exclusiva para Allah, com "... exceto Allah."

Allah, no Alcorão, menciona em muitos lugares que todas as coisas que as pessoas tomam como objetos de adoração, além de Allah, não merecem adoração ou têm direito a isso, pois são da criação e não têm poder nenhum para trazer qualquer tipo de beneficio.

"Não obstante, eles adoram, em vez d'Ele, divindades que nada podem criar, posto que elas mesmas foram criadas. E não podem prejudicar nem beneficiar a si mesmas, e não dispõem da morte, nem da vida, nem da ressurreição." (Alcorão 25: 3)

Assim, La ilaha illa Allah significa: "Não existe um deus verdadeiro, exceto Allah" ou "Não ha divindade digna de adoração exceto Allah."

O significado de Muhammad rasulu Allah

O significado de cada palavra na frase é:

Muhammad: O Profeta Muhammad; rasulu: Mensageiro; Allah: Allah (Deus)

E, consequentemente, essa frase significa: "Muhammad é o Mensageiro de Allah".

Ao testemunhar esse fato, afirma-se que o Profeta Muhammad é de fato um Profeta e um Mensageiro criado por Deus, entre a humanidade, para transmitir a mensagem de Deus, assim como outros Profetas e Mensageiros. Atestar esse fato implica uma infinidade de significados. Esses incluem:

1. Acreditar que ele foi o último Profeta e Mensageiro.

“Muhammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e o prostremos dos profetas; sabei que Deus é Onisciente.” (Alcorão 33:40)

2. Acreditar que ele espalhou a mensagem de Allah fielmente, do modo como ele recebeu, sem defeito algum. Disse Allah:

“...Hoje, Eu inteirei vossa religião, para vós, e completei Minha graça para convosco e agradei-Me do Islam como religião para vós..... ”(Alcorão 5: 3)

3. Acreditar que ele foi um profeta para toda a humanidade. Allah diz:

“Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vós..." (Alcorão 7:158).

4. Acreditar que tudo o que ele disse sobre a religião foi revelado por Allah. Ele deve ser tomado como exemplo e deve ser obedecido sem reservas, pois ele fala em Nome de Allah, e obedecê-lo é obedecer a Allah.

“Nem fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada...” (Alcorão 53:3-4)

“Quem obedece ao Mensageiro, obedece a Allah...” (Alcorão 4:80)

5. Devemos adorar Allah de acordo com a lei que ele trouxe. Ele aboliu todas as leis anteriores, incluindo a Lei Mosaica.

“E quem busca outra religião que o Islam, ela não lhe será aceita, e ele, na Derradeira Vida, será dos perdedores." (Alcorão 3:85)

6. Devemos amar e honrar o Profeta Muhammad. Conhecer sua moral, seu sacrifício para expandir o monoteísmo e sua paciência com seus oponentes, tudo isso aumenta nossa apreciação por ele. Quanto mais aprendemos sobre sua vida e características, mais aumentamos nosso amor por ele.

Em resumo, dar o testemunho de Muhammad rasulu Allah significa obedecer ao Profeta Muhammad no que ele ordena, acreditando no que ele relatou, evitando o que ele proibiu e adorando Allah exclusivamente da maneira que ele nos ensinou. Tais assuntos não se limitam apenas a certas pessoas ou a um tempo específico.

Ferramentas da Lição
Ruim Ótimo
Fracassado! Tente mais tarde. Obrigado pela sua avaliação.
Deixe-nos sua Opinião ou Pergunta

Comente esta lição:: O testemunho de fé

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

Além disso, você poderá perguntar através do chat ao vivo disponível aqui.